Índice
Quais documentos para fazer escritura?
Documentos do vendedor (pessoa física)
- cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários;
- certidão de casamento atualizada;
- pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial;
- endereço;
- profissão de todos os proprietários e cônjuges.
O que é necessário para escriturar um terreno?
Quais são os 9 passos sobre como tirar escritura de imóvel?
- Saiba onde fazer.
- Reúna a documentação exigida pelo cartório.
- Verifique as certidões negativas.
- Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI.
- Espere a análise do tabelião.
- Compareça ao cartório.
- Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis.
Quem deve fazer a solicitação de baixa de hipoteca?
A obrigação de fazer a solicitação de baixa de hipoteca é da construtora, que deverá também fazer o pagamento da taxa cartorária. Afinal, foi ela quem assumiu a obrigação perante o banco.
Como é o registro da hipoteca?
O registro da hipoteca, inclusive, consta na matrícula do imóvel a fim de fazer a modalidade pública para casos judiciais. Ainda que o imóvel hipotecado seja o único da família, a instituição tem o direito de exigir a propriedade para o pagamento da dívida.
Por que a baixa de hipoteca é tão importante?
Porque a hipoteca consta como gravame sobre o registro do imóvel e impede a transferência do bem. Por isso, a baixa de hipoteca é tão importante, e é uma obrigação da construtora, independentemente de qualquer disposição presente em contrato de compra e venda de imóvel.
Por que a hipoteca fica garantida?
Na hipoteca, não é necessário que o proprietário saia do imóvel. O usufruto fica garantido, uma vez que a propriedade passou por um refinanciamento, ou seja, você poderá continuar morando na sua casa, somente passará por novo parcelamento em troca de crédito.