Quais desentendimentos O Nafta enfrentou com o Mexico?

Quais desentendimentos O Nafta enfrentou com o México?

O México enfrenta problemas típicos de países subdesenvolvidos, como favelas, desemprego, marginalização, criminalidade, falta de oportunidades, entre outros.

Quais desentendimentos O NAFTA enfrentou com o México?

O que é o Nafta qual objetivo Qual a vantagem do México em participar desse acordo porque é mais restrito que o bloco europeu?

Estados Unidos, Canadá e México compõem o NAFTA, acordo que visa à criação de uma zona de livre-comércio de bens e serviços. O acordo diferencia-se do estabelecido na União Europeia, pois não prevê a livre circulação de pessoas, mas apenas de bens, serviços e capitais.

Qual a posição do México no NAFTA?

No entanto, a posição do México no NAFTA tem levantado questionamentos. Embora tenha ocorrido um crescimento nas exportações mexicanas, a dependência econômica do México em relação aos Estados Unidos só tem crescido. Mais de 80\% das exportações mexicanas destinam-se ao vizinho Estados Unidos e quase 70\% do que o país importa também vem dos EUA.

LEIA TAMBÉM:   Como tomar ESOP?

Quais são as razões do NAFTA?

As razões econômicas do NAFTA são de fácil compreensão, se considerarmos que o comércio com os EUA representa cerca de 70\% do comércio externo do Canadá, que 80\% das importações mexicanas originam-se nos EUA e que o Canadá e o México são o primeiro e o terceiro parceiros comerciais dos EUA. COMO E POR QUE SURGIU O NAFTA?

Como o Brasil é signatário do NAFTA?

O Brasil, embora não seja signatário do NAFTA, se beneficia indiretamente com o tratado, uma vez que ele facilitou o acesso aos mercados dos países norte-americanos. Tanto que o Brasil é o país que mais investiu no México de 2006 a 2015.

Será que o Brasil vai ficar fora do NAFTA?

No entanto, conforme adverte o Professor de Relações Internacionais da ESPM, José Pimenta Jr., outros países, como China, Japão e Alemanha, podem ocupar esse espaço de grande parceiro dos EUA, deixando o Brasil de fora. O país, assim como todos que acompanham o desenrolar do NAFTA, não sabem o que esperar caso o tratado venha a terminar.