Quais contas entram na Dlpa?

Quais contas entram na Dlpa?

DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA)

  1. o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;
  2. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e.
  3. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Quais são as possíveis reservas de lucros?

A reserva legal é definida pelo art. 193 da Lei 6.404/76, que estabelece que 5\% do lucro líquido de exercício deve ser destinado à reserva legal. Porém, o seu valor não deve ultrapassar 20\% do capital social.

Como contabilizar as reservas de lucros?

A reserva legal deverá ser constituída mediante destinação de 5\% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20\% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida.

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor epoca do ano para comprar carros usados?

Quais os tipos de reservas?

Existem vários tipos de reservas:

  • Reservas contratuais ou estatutárias. São constituídas por vontade dos sócios nos estatutos ou nos termos de determinado contrato especial.
  • Reservas facultativas ou livres.
  • Reservas legais.
  • Reservas ocultas.

Como elaborar um DLPA?

Para isso, deve indicar:

  1. O saldo inicial do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
  2. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
  3. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo final do período;

Quem é obrigado a apresentar DLPA?

A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas tributadas no Lucro Real, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).

O que são reservas?

Reservas são recursos acumulados no patrimônio líquido. Visam manter a integridade do capital social, garantir a realização de investimentos com recursos próprios, além de serem utilizadas na compensação de prejuízos e no aumento do capital.

O que é uma reserva estatutária?

LEIA TAMBÉM:   Pode passar cartao de credito no ônibus?

As reservas estatutárias são constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.

O que é reserva de lucros no balanço patrimonial?

A reserva de lucros é uma importante conta do balanço patrimonial de uma empresa. Ela faz parte do patrimônio líquido, e demonstra qual o destino que a companhia dá aos seus resultados.

Quando contabilizar a reserva legal?

bom a regra é não ultrapassar os 20\% do capital, se já ultrapassou não pode mais fazer destinação do lucro para a Reserva legal.

Quais são as reservas de capitais?

As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

Como fazer a DMPL passo a passo?

De modo geral, a elaboração da DMPL é bem simples, consistindo basicamente na representação, de forma resumida e coordenada, do capital, da reserva de capital, das reservas de lucro, das reservas de reavaliação, das ações de tesouraria e dos lucros e prejuízos acumulados.