Quais as vantagens e desvantagens da producao de feno?

Quais as vantagens e desvantagens da produção de feno?

As vantagens do uso do feno são flexibi- lidade de oferta de forragem e amplitude de atendimento das exigências do rebanho, con- servação por longos períodos, aumento da produção de forragem por área, economia da utilização de concentrados, maior número de animais por unidade de área, produção em pequena ou grande …

Quais são os cuidados para armazenar o feno?

Armazenamento do feno em galpão O feno deve ser armazenado preferencialmente em galpões arejados e protegidos da umidade, nas formas de fardos ou a granel. A densidade do feno varia com o tipo de forragem e com a percentagem de umidade residual, de 100 a 300 g/m3, em fardos, a 80 a 150 kg/m3, quando a granel.

Quais as recomendações para fenação?

O princípio básico para obter o feno no campo é cortar a forrageira e deixá-la desidratar, normalmente no local, procurando manter seu valor nutricional. No preparo do feno, é necessário que a planta tenha reduzido seu teor de umidade entre 10\% e 20\%.

LEIA TAMBÉM:   O que dentista nao pode prescrever?

Qual a forrageira mais indicada para se fazer feno?

Ou seja, várias são as forrageiras passíveis de serem fenadas, e as mais adequadas são os capins-de-rhodes, Estrela Africana, Coast-Cross, Tifton- 85, Jaraguá, Pangola, Colonião, Tanzânia, Buffel, Kikuio e espécies de UrochJoa, entre outras que podem ser cultivadas com essa finalidade (CAMURÇA et al., 2002; LIMA; …

Quais as vantagens e as desvantagens entre a produção de feno e a de silagem?

Confira as principais vantagens do feno: ->Ao contrário do processo de ensilagem, que requer ambiente anaeróbico para manter a forragem conservada, a fenação é mais simples. Ao invés da fermentação por bactérias anaeróbicas, a forragem passa apenas por secagem até atingir índice de umidade ideal de conservação (25\%);

Quais as vantagens da fenação?

As vantagens da fenação incluem a possibilidade de armazenamento de forragem por longos períodos com pequenas alterações em valor nutritivo; inúmeras plantas forrageiras podem ser utilizadas no processo; pode ser produzido e utilizado em grande e pequena escala; pode ser colhido, armazenado fornecido aos animais …

LEIA TAMBÉM:   E a forma de armazenamento dos carboidratos nos seres humanos e nos animais encontrado no figado e nos musculos?

Como fazer a secagem do feno?

Assim, para produzir feno, é importante que a planta seja cortada, mas não, triturada. Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca.

Como é feito o controle de qualidade do feno?

A qualidade do feno pode ser apreciada visualmente, examinando-se o estádio de maturação, a quantidade de folhas, a presença de material estranho (ervas, terra etc.) e suas condições gerais, tais como cor, odor e presença de mofo. A avaliação química deve ser efetuada, na medida do possível.

São características importantes para seleção da forrageira para fenação?

Os principais fatores que determinam a escolha de uma planta para ser fenada são: produtividade, tolerância ao corte, capacidade de rebrota, qualidade nutricional e a facilidade de secagem. Também influenciam a secagem fatores como a cerosidade que recobre as folhas e o teor de umidade no momento do corte.