Quais as relacões entre a geografia e a formacao das cidades-estado gregas?

Quais as relações entre a geografia e a formação das cidades-estado gregas?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

Quais as características comuns que aproximavam ou uniam as Cidades-estados gregas apesar de serem cidades autónomas?

As principais características das polis gregas eram:

  • Possuía autonomia e detinha o poder;
  • Eram autossuficiente (política, social e economicamente);
  • Tinham leis e organização sociais próprias;
  • Propulsionou o surgimento da propriedade privada;
  • Possuía Complexidade social.
LEIA TAMBÉM:   Qual e a altura das piramides do Egito?

O que as cidades-estado gregas tinham em comum?

As cidades-Estados possuíam uma arquitetura semelhante, elas eram formadas por uma praça, chamada ágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas.

Por que as cidades-estado gregas tinham funcionamento tão diferente umas das outras?

Durante a Antiguidade, a Grécia era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural, tinha autonomia e sua própria forma de governar.

Quando se formaram as cidades-estados gregas?

A partir do século VIII a.C., os gregos formaram as chamadas pólis, que eram cidades-Estado (cidades autónomas): estas cidades eram economicamente autossuficientes (autarquia); tinham uma massa proporcionada de cidadãos; era nestas cidades que se davam os cultos cívicos, religiosos e aos heróis e tinham leis próprias.

O que eram cidades-estados na Grécia Antiga?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o prazo que o advogado fica responsavel pelo processo caso haja a renuncia ou seja rescisao unilateral?

O que o que une os gregos?

Portanto, o que unia os gregos no período da Grécia Antiga eram a sua cultura, nomeada helenística por esse povo também ser conhecido por helenos, a sua religião politeísta, o fato de possuírem mesma descendência e também a mesma identificação cultural e por fim, por partilharem a mesma língua oral e escrita.

O que as cidades-estados têm em comum?

A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis. As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia.

Quais os fatores que uniram às diversas cidades gregas?

Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.

Quais foram as duas cidades mais importantes do Estado grego?

A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma abordagem psicodinamica?

Quais eram as duas cidades estados mais importantes da Grécia?