Quais as quatro fases dos efeitos dos agentes quimicos?

Quais as quatro fases dos efeitos dos agentes químicos?

TOXICOLOGIA • Quatro fases: – 1. Exposição, – 2. Toxicocinética, – 3. Toxicodinâmica – 4.

Qual é a via de absorção de maior perigo?

Essa capacidade de absorção pelas vias superiores está ligada a hidrossolubilidade da substância. Quanto maior a sua solubilidade em água maior será a sua capacidade de ser retida no local. Nesse caso, podem ocorrer danos aos pulmões e a distribuição da substância tóxica para diversos outros órgãos.

O que é a eficácia do fármaco?

A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco. De acordo com a pressuposição anterior, a eficácia pode ser considerada como o estado em que a sinalização mediada pelo receptor torna-se máxima, de modo que qualquer quantidade adicional do fármaco não irá produzir nenhuma resposta adi- cional.

LEIA TAMBÉM:   Porque meu pe fede tanto?

Quais são as fases de uma intoxicação?

Fases de intoxicação Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais são os mecanismos gerais de ação dos agentes tóxicos?

Os principais mecanismos de ação tóxica dos agentes nocivos são: 1) interferência com os sistemas enzimáticos (reversível, irreversível, síntese letal); 3) interferência com o sistema genético (ação citostática, carcinogênese, mutagênese e teratogênese);

Quais as vias que podem ocorrer a intoxicação?

As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea.

Que fatores afetam a absorção de Toxicantes por via oral?

Os fatores mais importantes envolvidos na absorção são: estrutura da membrana; espessura da membrana; área de membrana disponível; seletividade da membrana; lipossolubilidade do agente; hidrossolubilidade do agente (coeficiente de partição óleo/água).

O que é afinidade do fármaco?

A afinidade é a atração mútua ou a força da ligação entre uma droga e seu alvo, seja um receptor ou enzima. A atividade intrínseca é uma medida da capacidade da droga em produzir um efeito farmacológico quando ligada ao seu receptor.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um personal trainer 2020?

Quais as duas propriedades que um fármaco tem que ter para poder exercer seu efeito farmacológico?

Os medicamentos que ativam os receptores (agonistas) devem ter ambas as propriedades: devem ligar-se com eficácia a seus receptores e o medicamento, uma vez ligado a seu receptor (complexo medicamento-receptor), deve ser capaz de produzir um efeito na área-alvo.