Quais as principais medidas de combate a inflacao?

Quais as principais medidas de combate à inflação?

O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos. Esse remédio é bem doloroso quando um país se defronta com inflação de curto prazo causada por aumento de custos – por exemplo, se ocorreu aumento no preço da energia.

Como a corrente estruturalista aborda o controle da inflação?

Sob a ótica estruturalista, tais políticas foram vistas como um conjunto de medidas tendentes a liberalizar o sistema econômico e a contrair o gasto público. Reduzir ou eliminar o déficit fiscal, principalmente mediante a limitação do gasto público e o aumento de tarifas nos serviços públicos deficitários.

Qual o índice oficial para a inflação?

No Brasil, não há um índice oficial para inflação de períodos passados. A inflação é medida por meio de diversos índices, divulgados por várias instituições, tais como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Como é entendida a inflação?

A inflação deve ser entendida como um processo, e não um acontecimento isolado do contexto, no qual há um fenômeno de aumento contínuo e generalizado dos níveis dos preços.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as perguntas que tem no curriculo?

Qual a contradição entre crescimento e inflação?

No entanto, em nossa opinião, a contradição entre crescimento e inflação tem sido exagerada. De fato, a própria inflação afeta negativamente o crescimento de longo prazo, pois desencoraja a poupança, por um lado, e incentiva o tipo de investimento improdutivo, como os gastos com ouro, jóias e imóveis.

Como funciona a inflação inercial?

Na inflação inercial, há um reajuste mensal nos salários que deve ser acompanhado do reajuste dos preços de produtos e serviços, aluguéis e contratos. Os índices de inflação dos períodos anteriores costumam ser usados como base para reajustar os valores atuais, gerando uma inflação futura.