Quais as principais celulas das esponjas?

Quais as principais células das esponjas?

PINACÓCITOS – células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS – células flageladas. ESPONGIOBLASTOS – originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais os tipos de reprodução assexuada das esponjas?

Reprodução assexuada

  • Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias.
  • Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.

Quais são os tipos de células existentes nas esponjas?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

LEIA TAMBÉM:   Como a saude mental dos atletas e trabalhada?

Quais são os tipos de células especializadas das esponjas e suas respectivas funções?

As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.

Qual tecido é encontrado nas esponjas?

As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

Quais os tipos de filo?

Os filos animais mais conhecidos são os Moluscos, Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nemátodos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados, este sendo o filo ao qual os humanos pertencem. Apesar de se admitir geralmente que existem 35 filos, os 9 atrás citados incluem a maioria das espécies conhecidas.

Quais os tipos de reprodução que as esponjas podem apresentar explique cada tipo?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.