Quais as principais caracteristicas da Constituicao Republicana de 1891?

Quais as principais características da Constituição Republicana de 1891?

A Constituição de 1891: principais características – República federativa liberal, com sistema presidencialista de governo; – Três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que o Poder Moderador foi extinto; – Fim do voto censitário ou por renda: seriam eleitores todos os cidadãos.

Quais as principais características da Constituição?

Suas principais características são: O direito de voto para os analfabetos; Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes); Os direitos …

Quais as principais características da Constituição do Império Brasileiro?

A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).

Quais foram as principais características da Constituição de 1988?

Principais características da Constituição de 1988: – Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; – Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; – Sistema pluripartidário; – Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um elogio ao chefe?

Quais foram os 4 poderes criados pela Constituição de 1824?

Gravura de d. Pedro I, o imperador responsável pela instituição do Poder Moderador no Brasil. A Constituição de 1824 consagrou no Brasil a separação dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e incluiu nesse quadro o Poder Moderador, definido como “a chave de toda a organização política” do Império (BRASIL.

Qual foi a Constituição mais longa do Brasil?

Constituição de 1824
A Constituição de 1824 durou 65 anos e foi a que teve a duração mais longa na história do Brasil. Ela deixou de valer após uma ruptura: a passagem do Brasil Império para o Brasil República.