Quais as maiores causas de morbidade e mortalidade em pacientes Pos-cirurgicos cardiacos?

Quais as maiores causas de morbidade e mortalidade em pacientes Pós-cirúrgicos cardíacos?

Na evolução pós-operatória imediata, as complicações pulmonares foram as mais prevalentes, destacando- se a necessidade de intubação traqueal por mais de 48 horas pós-cirurgia. A insuficiência respiratória é uma complicação frequente, sendo a causa mais significativa de morbidade no pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Por que a embolia pulmonar é complicação Pós-cirúrgica?

– Com isso, uma área do pulmão suprida por esta artéria pode sofrer alterações que irão repercutir em todo o organismo, podendo causar sintomas como dor torácica e dificuldade respiratória. Em casos extremos o problema pode levar a óbito – explica o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça.

Quais são os fatores de risco para complicações pulmonares com níveis de evidência considerados satisfatórios?

Os fatores de risco, além daqueles apontados para as complicações respiratórias em geral, são a presença de disfunção renal, acidente vascular cerebral prévio e uso de corticesteróides.

Quais são as principais complicações cirúrgicas?

As principais complicações pós-cirúrgicas relacionadas à ferida operatória são: deiscência, hematoma e seroma. Este último ocorre por grandes descolamentos ou acúmulo de linfa, o que pode levar a um acúmulo de líquidos entre as camadas da pele.

LEIA TAMBÉM:   Pode malhar em um dia e correr no outro?

Quais as principais complicações da cirurgia cardíaca?

As complicações precoces mais comuns são: hemorragia, hematoma, edema, infecção e deiscência de sutura. Para a prevenção das mesmas, o paciente deve ser visto no máximo 48 horas após a cirurgia. O mais comum é a presença de derrame pleural e atelectasia.

É normal sentir falta de ar após cirurgia?

A falta de ar pode ser tanto referente a dor no pós operatorio, porém a maior preocupação e a trombose pulmonar. O ideal é procurar o proprio hospital aonde foi operada e passar pelo pronto-socorro, além de conversar com seu médico.

Quais são as complicações operatórias mais comuns no sistema respiratório e cardiovascular?

As complicações mais comuns foram a insuficiência respiratória, o derrame pleural e a pneumonia. Os fatores de risco mais importantes para estas complicações foram diabetes, internação hospitalar por mais de cinco dias e presença de doença pulmonar prévia.