Quais as leis trabalhistas que buscam proteger os cidadaos do trabalho escravo nos dias atuais?

Quais as leis trabalhistas que buscam proteger os cidadãos do trabalho escravo nos dias atuais?

Já na legislação infraconstitucional, a principal lei sobre o trabalho escravo é previsto no Código Penal Brasileiro de 1940 em seu Art. 149 que define o crime de redução à condição análoga de escravo: Art. 149.

Como o trabalho escravo pode ser combatido?

O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão-de-obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade.

Qual o órgão responsável pela fiscalização de trabalho escravo quais atitudes devem ser tomadas nesta situação?

A Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) é o órgão responsável pelos planos. Hoje, o Brasil é referência global de combate ao trabalho escravo.

LEIA TAMBÉM:   Quantos pontos tem que ter no score para tirar uma moto?

O que diz a legislação atual sobre a escravidão?

6º, proíbe a prática da escravidão em todas as suas formas, determinando que ninguém deve ser constrangido a executar trabalho forçado ou obrigatório. A Constituição Federal de 1988, no art.

O que é trabalho escravo no Brasil contemporâneo?

De forma mais simples, o termo trabalho escravo contemporâneo é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívidas e/ou condições degradantes.

Quais os tipos de situação pode ser caracterizado como escravidão contemporânea?

Aquele em que há falta de garantias mínimas de saúde e segurança, além da falta de condições mínimas de trabalho, de moradia, higiene, respeito e alimentação. Tudo devendo ser garantido em conjunto, ou seja, a falta de um desses elementos impõe o reconhecimento do trabalho em condições degradantes.