Quais as finalidades do mercado de derivativos?

Quais as finalidades do mercado de derivativos?

Um derivativo pode ser usado com o objetivo de proteger o valor de um ativo — uma ação ou uma commodity, por exemplo — de variações que possam acontecer no futuro. Um termo usado para se referir à proteção proporcionada pelos derivativos é hedge.

Qual a função do mercado futuro?

Investir em mercado futuro é uma alternativa para quem busca se proteger contra perdas financeiras e especular na renda variável. Em resumo, ele consiste em um ambiente da bolsa em que contratos são definidos por meio de valores de negociação para uma data futura.

Por que os contratos futuros são uniformes?

Sendo uniformes, os contratos futuros atendem uma quantidade maior de investidores – e, por isso, possuem maior liquidez do que outros tipos de derivativos que não são padronizados.

LEIA TAMBÉM:   Quantos quilos de alfafa um cavalo come por dia?

Como os contratos futuros funcionam?

Os contratos futuros podem ser usados para diminuir o impacto de uma eventual mudança nos preços de mercado do seu ativo subjacente. Isso porque os futuros fixam hoje um preço para que esse bem ou ativo financeiro seja negociado em uma data à frente, não importando o quando ele efetivamente estará custando no mercado à vista.

Como fazer análises sobre contratos futuros?

Quando isso estiver claro, busque fazer ou ler análises sobre os contratos que chamam sua atenção. Conte com a ajuda da sua corretora e também de casas de análise nessa tarefa, pois elas costumam disponibilizar relatórios orientando os investidores a respeito das vantagens e desvantagens de cada contrato futuro e de cada estratégia.

Quais são os conceitos mais importantes para operar contratos futuros?

Conheça os conceitos mais importantes para quem quer operar contratos futuros: A liquidação representa o momento final de uma operação com contratos futuros, quando ocorre a transferência dos recursos e dos ativos que foram negociados.