Quais as doencas sistemicas que podem ser associadas com a doenca periodontal?

Quais as doenças sistêmicas que podem ser associadas com a doença periodontal?

“Existe uma relação, comprovada cientificamente da doença periodontal com diversas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas podemos destacar a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse”, explica o periodontista Clébio Ferreira.

Qual a diferença entre gengivite e doença periodontal?

A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

Quais são os mecanismos de repercussão sistêmica das doenças periodontais?

As infecções periodontais induzem à bacteremia, à exposição do hospedeiro a endotoxinas que afetam a integridade do endotélio, ao metabolismo das lipoproteínas plasmáticas, à função das plaquetas e à coagulação sanguínea, pelos seguintes mecanismos: presença de lipopolissacarídeos de bactérias anaeróbicas gram- …

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um controlador de financas?

Quais os mecanismos que estão envolvidos na repercussão sistêmica das doenças periodontais?

Vários mecanismos estão envolvidos na fisiopatologia da DP associada ao DM: produção de produtos de glicosilação avançada, deficiente resposta imune, herança de determinados polimorfismos genéticos, alterações dos vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e composição salivar.

Que estrutura faz parte do periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Quais as características da periodontite?

As características clínicas primárias de periodontite incluem perda de inserção clínica (CAL), perda do osso alveolar (BL), formação de bolsas periodontais e inflamação gengiva!.

Como diagnosticar periodontite e gengivite?

O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite. Com uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival.

Qual a etiologia da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Como surge doença periodontal?

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

Quais são todas as doenças periodontais?

Quais são os principais tipos de doenças periodontais?

  • Gengivite.
  • Periodontite.
  • Periodontite avançada.
  • Sangramento durante a escovação.
  • Vermelhidão e inchaço da gengiva.
  • Mau hálito.

Quais as doenças periodontais mais comuns?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.