Quais as doencas que o piolho pode causar?

Quais as doenças que o piolho pode causar?

As principais complicações da pediculose não tratada são consequências do ato de coçar. A coçadura provoca escoriações que, além de tornar o prurido mais intenso, podem provocar infecções de pele inicialmente localizadas como foliculite, impetigo ou celulite.

Porque o piolho é um inseto?

Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue e estão aptos a viver permanentemente sobre o corpo de seus hospedeiros. Esses sugadores possuem três pares de pernas e são uma espécie de “inseto-alpinista” que conta como uma garra que permite a locomoção e a fixação nos fios do cabelo.

Quais são as causas da pediculose?

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre freelancer e PJ?

O que acontece se não tratar piolho?

Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.

É verdade que o piolho voa?

Mito! Os piolhos são pequenos parasitas. Porém, não possuem asas nem pernas que lhe deem condições de saltar ou voar. A pediculose é transmitida pelo contato direto entre cabeças com o hospedeiro, onde o piolho se arrasta, ou pelo compartilhamento de objetos pessoais.

O que gera o prurido na pediculose?

O piolho alimenta-se do sangue do hospedeiro e, ao sugá-lo, causa coceira e deixa a região irritada. Geralmente, a coceira inicia-se atrás da orelha ou na região da nuca. Em casos graves, pode haver infecção do local atingido, sendo necessária uma avaliação médica mais criteriosa.

Qual os males do piolho?

Coceira intensa no couro cabeludo; Feridas causadas pelo ato de coçar; Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto; Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.