Quais as doencas causadas pela Bordetella pertussis?

Quais as doenças causadas pela Bordetella pertussis?

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis.

O que a coqueluche pode causar?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios.

Qual é a doença conhecida como tosse comprida?

Transmissão: Também conhecida como “tosse comprida”, a coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, que vive na garganta das pessoas, mesmo que com poucos sintomas, e é transmitida de uma pessoa para a outra por gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar.

LEIA TAMBÉM:   Como se da o processo de socializacao do ser humano?

Qual a principal forma de evitar o contágio por Bordetella pertussis e Haemophilus influenzae?

As aplicações da vacina pentavalente (que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae do tipo b e hepatite B) são feitas aos dois, quatro e seis meses.

Qual é a bactéria causadora da coqueluche?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível causada pela bactéria Bordetella pertussis e está presente em todo o mundo.

O que é bom para coqueluche?

O tratamento da coqueluche é feito com o uso de antibiótico, normalmente Azitromicina, Eritromicina ou Claritromicina, que deve ser utilizado de acordo com a orientação médica.

Quanto tempo dura a tosse comprida?

A doença dura aproximadamente 30 dias. A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplice que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.

Qual o antibiótico indicado para coqueluche?

O antibiótico eritromicina ou azitromicina, tomado por via oral, costuma ser usado para erradicar a bactéria causadora da coqueluche. Antibióticos também são usados para tratar infecções que acompanham a coqueluche, como pneumonia e infecção do ouvido.

LEIA TAMBÉM:   Quem foram os primeiros habitantes do Estado de Goias?

Como curar Haemophilus influenzae?

É administrado um antibiótico, como ceftriaxona, cefotaxima ou cefuroxima. Outras infecções por Haemophilus influenzae são tratadas com uma variedade de antibióticos administrados por via oral. Eles incluem amoxicilina/clavulanato, azitromicina, cefalosporinas.

Qual a forma de transmissão da coqueluche?

A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.

É uma doença altamente contagiosa que ocorre principalmente em crianças e adolescentes causada por bactérias Gram negativas Bordetella pertussis?

Coqueluche é uma doença altamente contagiosa que ocorre principalmente em crianças e adolescentes e é causada pela bactéria gram-negativa Bordetella pertussis.

Qual o nome da bactéria que causa a coqueluche?

Quando tomar vacina de coqueluche?

São três doses: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade. Depois, uma dose de reforço aos 15 meses e um segundo reforço aos 4 anos. A vacina é a chamada tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a primeira cooperativa de credito do Brasil?

Quais as formas de transmissão do tétano?

Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

Quais são as três fases da coqueluche?

Também pode se contrair a doença quando compartilha-se lençóis, copos e outros objetos pessoais. Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

Qual o nome da toxina liberada pela coqueluche?

A toxina pertussis é uma exotoxina do tipo A-B, com a porção B especifica para receptores existentes na célula alvo, para o interior das quais é endocitada.