Quais as consequencias do processo de urbanizacao na qualidade de vida das pessoas?

Quais as consequências do processo de urbanização na qualidade de vida das pessoas?

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.

Como a urbanização prejudica o meio ambiente?

Os problemas ambientais urbanos se acentuaram durante os avanços da urbanização e industrialização. Esses processos modificaram intensamente as paisagens naturais, desencadeando inúmeros problemas: desmatamento, efeito estufa, mudanças climáticas, poluição, entre outros.

Quais são as consequências de uma urbanização acelerada e sem planejamento?

Desmatamento e redução da fauna e flora local Uma das consequências da urbanização acelerada é o desmatamento e a redução da fauna local. Para que as casas e prédios possam ocupar os espaços, árvores, campos e outros habitats são invadidos e destruídos.

Quais os fatores que causam os problemas urbanos ambientais?

Principais problemas ambientais urbanos

  • Enchentes. As enchentes são um problema cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras.
  • Lixos urbanos.
  • Despejo de esgotos nos rios e canais.
  • Poluição sonora.
  • Emissão de gases.
  • Gabarito.
LEIA TAMBÉM:   O que sao materiais elasticos?

Quais os problemas ambientais que causam a urbanização?

Os problemas ambientais, como a poluição urbana, causam também muitos problemas de saúde, nomeadamente alergias, asma, infertilidade, intoxicações alimentares, cancro e até mortes prematuras. A urbanização tem um efeito adverso sobre o ambiente, com a má qualidade do ar no topo da lista de prós e contras da urbanização.

Quando começa o processo de urbanização?

Quando uma área silvestre ou rural começa aderir características, instalações, infraestrutura e a fim de tornar-se uma área urbana, denominamos esse processo de URBANIZAÇÃO. É um processo geralmente lento, pois é necessário fazer ruas, avenidas, redes de esgoto, rede elétrica e tudo que uma cidade normal tem, ou seja, isso leva algum tempo.

Qual a consequência da urbanização?

Esse é um fator que, somado à falta de planejamento, acaba causando a morte de peixes e a proliferação de algas, problemas que estão associados à alta concentração de dejetos e de produtos químicos. Outra consequência da urbanização são as inundações recorrentes, fruto da grande quantidade de água que não pode ser escoada em temporadas de chuva.

LEIA TAMBÉM:   Como se tornar um profissional completo?

Quais são as consequências ambientais da urbanização acelerada?

5 consequências ambientais da urbanização acelerada 1 Destruição de rios e afluentes. O ritmo do crescimento do território urbano interfere diretamente no fluxo normal de rios e seus afluentes. 2 Aumento das inundações. 3 Desmatamento e redução da fauna e flora local. 4 Maior ocorrência de desabamentos. 5 Poluição atmosférica.