Quais as consequencias do excesso de amônia na cama aviaria?

Quais as consequências do excesso de amônia na cama aviária?

No ambiente do aviário quando a concentração for superior a 60 ppm de amônia, a ave fica predisposta a doenças respiratórias, aumentando os riscos de infecções secundárias. Se a concentração de amônia no ambiente atinge 100 ppm, há redução da taxa de respiração, prejudicando os processos fisiológicos de trocas gasosas.

Como se dá a formação e elevação da concentração de amônia nas granjas de criação de frango?

Nas granjas avícolas o principal gás produzido é a amônia, formada a partir da decomposição microbiana do ácido úrico eliminado pelas aves, que tem sua emissão incrementada pelo aumento da temperatura, pH e pela umidade da chamada cama de frango, um produto resultante da acumulação do esterco avícola, penas e alimento …

LEIA TAMBÉM:   Qual a metragem das salas de educacao infantil?

Qual o cuidado para se evitar o acúmulo de amoníaco nos galpões?

Manejo da cama é a chave para evitar problemas com a amônia Um bom manejo começa com um controle rigoroso da umidade das forrações, mesmo antes de colocá-las no aviário. Uma forração manuseada incorretamente e úmida, certamente ocasionará problema de controle de amônia.

Como é o cheiro da amônia?

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

O que a nutrição impacta diretamente no sistema imune das aves?

A suplementação dos micronutrientes como os minerais e as vitaminas na dieta pode favorecer o desempenho das aves, atuando ao nível de sistema imune, aumentando a resistência destas a organismos invasores, sendo importante ainda para o bem estar animal (SILVA et al., 2013).

Por que não é recomendado fazer o uso de cama reutilizada na área do ciclo de proteção?

No entanto, a reutilização da cama em lotes sucessivos dificulta a desinfecção do ambiente alterando a qualidade microbiológica do sistema de produção. (WALTER, 2000). Este fator pode contribuir para a prevalência de microrganismos no ambiente, como a Salmonella sp. (CHERNAKI-LEFFER et al., 2002).

LEIA TAMBÉM:   Onde era praticada a Ed higienista?

Quais são os fatores que causam a baixa qualidade da cama e quais medidas de manejo para evitar e ou minimizar estes problemas?

A umidade está entre os fatores mais importantes sobre a qualidade da cama. Os fatores que afetam a umidade da cama são temperatura, ventilação, bebedouros, nebulizadores e sistemas de resfriamento evaporativo mal regulados, excesso de sal na dieta.

Qual o fator principal para se fazer a reutilização da cama?

Os dois fatores que mais influenciam as condições da cama são os dejetos e a umidade. No caso dos dejetos, a maior parte está fora do controle dos produtores, entretanto, o controle da umidade da cama pode e deve ser feito.

São práticas para evitar a cama úmida?

O manejo de bebedouros e umidificadores é também um fator a ser considerado no controle da umidade da cama. Deve-se evitar os vazamentos. assegurando-se de que os bebedouros estejam com o nível de água regulado, em número suficiente e na altura correta, acompanhando o crescimento das aves.

O que o mal manejo da cama pode determinar?

LEIA TAMBÉM:   Qual comida comeca com a letra Y?

A qualidade da cama pode influenciar diretamente na produtividade do lote, pois quando o lote é criado sob uma cama de boa qualidade, está menos susceptível a problemas sanitários. Dermatites, ulcerações do cochim plantar e calos de peito, por exemplo, são afecções diretamente ligadas à baixa qualidade da cama.

Qual a origem do amoníaco?

O amoníaco constitui a matéria-prima de um número elevado de indústrias portuguesas: utiliza-se no fabrico de vários fertilizantes agrícolas, das fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, entre outros. O amoníaco começou por ser o gás usado como fluído refrigerante nas primeiras instalações de frio.

Qual o papel do amoníaco nos processos de refrigeração?

O amoníaco começou por ser o gás usado como fluído refrigerante nas primeiras instalações de frio. Nos anos 30 do século passado, foi substituído pelos clorofluorcarbonetos (CFCs). Recentemente voltou a ganhar um papel nos processos de arrefecimento, atendendo aos danos que os CFC’s causam na camada de ozono.

Como é quebrado o hormônio do frango?

2 Todo e qualquer hormônio, por ser uma molécula de proteína, caso seja ingerido pelo animal, será quebrado em várias pequenas moléculas pelo aparelho digestivo deste animal (neste caso nosso frango) mediante a atuação das enzimas digestivas ali presentes, como parte do processo normal de digestão.

Qual a geometria do amoníaco?

Fig.3- Modelo tridimensional e representação da geometria da molécula de amoníaco (NH3). O amoníaco produz-se industrialmente usando os gases azoto, N2, e hidrogénio, H2, como matérias-primas. A reacção de síntese do amoníaco é representada pela equação química: