Quais as consequencias do desmame precoce?

Quais as consequências do desmame precoce?

O desmame precoce pode levar à ruptura do desenvol- vimento motor-oral adequado, provocando alterações na postura e força dos OFAs e prejudicando as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala.

Quais são as principais causas do desmame precoce?

Os fatores relacionados ao desmame precoce, descritos na literatura são: uso da chupeta, hospitalização da criança, escolaridade materna e paterna, sintomas depressivos da mãe, influência das avós, intercorrências nas mamas no puerpério, crenças e valores das mães, entre outros.

O que é o desmame precoce?

O desmame precoce é a interrupção do aleitamento materno ao peito antes de o lactente ter completado seis meses de vida, independentemente de a decisão ser da mãe ou não e do motivo da interrupção(2).

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um cronograma capilar semanal?

Quais as dificuldades frequentes encontradas pela mãe nesse período que pode levar ao desmame precoce?

Conclusões: As principais dificul- dades encontradas que contribuem para o desmame precoce são as particularidades com as mamas (em relação às fissuras e à dor), a ansiedade, o estresse, a adaptação no início, a falta de informações e a volta ao trabalho.

É consequência materna da amamentação?

“Durante as mamadas, se intensifica a liberação de ocitocina, hormônio responsável pelas contrações do útero, ajudando a diminuir o sangramento. Como consequência, cai também a incidência de anemia materna”, explica a médica Marina Ferreira Rea, professora da pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública da USP.

Quais os sinais de desmame precoce?

Os motivos mais referidos para o desmame precoce são a dor, a preocupação com a baixa produção de leite, falta de suporte, cansaço, o retorno ao trabalho ou estudos, dificuldades no aleitamento e a necessidade de utilizar medicações durante a amamentação.

Como identificar desmame precoce?

O que define o desmame precoce? Entende-se por desmame precoce o abandono parcial ou total do aleitamento materno antes do sexto mês. No Brasil, a média de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias. A OMS recomenda também que a criança continue recebendo o leite materno até o segundo ano de vida ou mais.

LEIA TAMBÉM:   O que vem no A72?

Quais são os sinais de desmame?

Entres os sinais indicativos de que a criança pode estar madura para o desmame, pode-se listar os seguintes:

  • Idade maior que 1 ano;
  • Menos interesse pelas mamadas;
  • Aceitação de alimentos variados;
  • Aceitação de outras formas de consolo;
  • Aceitação de não mamar em certas ocasiões e locais;

Qual a importância da exclusividade do aleitamento materno até o sexto mês?

O aleitamento materno reduz em 13\% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.