Quais as consequencias das invasões barbaras na Europa?

Quais as consequências das invasões bárbaras na Europa?

As invasões que ocorreram do século V ao VIII e a desintegração do Império Romano do Ocidente levaram à formação de um sistema social, político e econômico adaptado às novas condições – o feudalismo.

Qual a influência das invasões dos hunos na Europa?

A chegada dos hunos trouxe desespero entre os povos germânicos, que passaram a exercer pressão cada vez mais forte sobre as fronteiras do Império Romano. Os hunos causaram a migração de Ostrogodos, Visigodos, Alanos, Burgúndios, Suevos, Vândalos e muitos outros para as terras do Império Romano.

Qual a principal consequência das invasões germânicas no Império Romano do Ocidente?

A ruralização da Europa Ocidental foi uma consequência direta das invasões germânicas. Os ataques germânicos aos centros de produção da Gália e Península Ibérica e o fim das rotas comerciais afetaram o abastecimento dos grandes centros urbanos do Império Romano.

LEIA TAMBÉM:   E permitida a cobranca de dividas por ligacões desde que de forma razoavel?

Quando os hunos invadiram a Europa?

Por volta do ano 370 d.C., multidões de hunos invadiram grande parte da Europa Ocidental, conquistaram tribos germânicas e afugentaram todas as pessoas do seu crescente território. A pilhagem e violência impiedosas dos hunos fizeram com que o seu líder ficasse conhecido por “Flagelo de Deus”.

Quais são as características das religiões dos povos bárbaros?

Religião dos bárbaros Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para eles, havia uma vida após a morte, e nela os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.

Quais são as principais características dos povos Germanicos?

Características. Os povos germânicos não estavam organizados socialmente em Estados, mas em comunidades tribais. A estrutura social básica era a família monogâmica, cujo poder absoluto era confiado ao pai. Depois, vinham os clãs, compostos pela reunião de famílias aparentadas, com ascendentes comuns.