Quais as consequencias da segregacao residencial?

Quais as consequências da segregação residencial?

A residência em locais altamente segregados teria como principais conseqüências o isolamento em relação às redes sociais e econômicas mais relevantes e a exposição a diversas condições de risco, que gera uma série de “externalidades negativas” com efeitos significativos sobre os circuitos de reprodução da pobreza ( …

Quais as principais consequências da segregação socioespacial?

Em decorrência da segregação socioespacial, ocorre a divisão de classes sociais, bem como e marginalização dos mais carentes, o que impulsiona a elevação dos índices de desigualdades.

O que é a segregação residencial?

Dimensões da segregação residencial Entendemos que a segregação residencial consiste em relação espacial: a da separação ou proximidade territorial entre pessoas ou famílias que per- tencem ao mesmo grupo social, seja qual for a definição deste.

LEIA TAMBÉM:   Que organismos sao os produtores nas cadeias alimentares e qual a importancia do Sol no processo?

Quais as causas da segregação social?

No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.

Por que ocorre a segregação residencial?

Segregação residencial consiste na separação espacial de pessoas conforme sua classe social. A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia.

Quais são os três tipos de consequências principais do processo de segregação?

Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.

Qual o significado de segregação socioespacial?

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

LEIA TAMBÉM:   Onde posso vender meus LPS?

O que é auto segregação social?

Há poucas décadas, porém, conhecemos no Brasil um movimento de auto-segregação: quando pessoas de classes sociais de alto poder aquisitivo agrupam-se em condomínios fechados, normalmente distantes dos centros urbanos.

O que é a segregação social?

O que é segregação forçada?

Já a segunda forma de segregação é forçada, e trata-se da expulsão, pelos mais variados fatores, dos pobres urbanos de determinados espaços da cidade. Os efeitos desses processos são a concentração da pobreza em detrimento a dispersão da periferia.

Como acontece a segregação social?

a) A segregação socioespacial urbana ocorre em virtude de um conjunto de fatores sociais, econômicos, culturais, históricos e raciais no espaço das cidades. Entre várias opções, a maior parte dos moradores opta por espaços como favelas por terem afinidade cultural.

Quais fatores levam a segregação espacial e residencial?

Basicamente esse fenômeno ocorre quando os indivíduos das classes sociais de alto poder aquisitivo agrupam-se em condomí- nios fechados, prédios e residenciais afastados dos centros, ou seja, afastados da aglomeração da cidade, da pobreza, miséria, violência, criminalidade e falta de estrutura.