Quais as complicacões que podem ocorrer apos a toracocentese?

Quais as complicações que podem ocorrer após a toracocentese?

As principais contraindicações ao procedimento são a presença de infecção de partes moles no trajeto da agulha, plaquetopenia (< 50 mil/mm³) e/ou coagulopatia (INR > 1,5 ou equivalente). O pneumotórax (PTX) é a complicação mais comum, ocorrendo em até 20\% dos casos.

Como é realizada a toracocentese?

A toracocentese consiste na punção com agulha fina do espaço pleural, por via transparietal, realizada para a coleta de fluidos[1]. A principal indicação é “diagnóstica” (coleta de amostra do derrame pleural para exames) ou “alívio” (retirada de maior volume para melhora da mecânica ventilatória).

Quando é indicado realizar a toracocentese?

Indicações do procedimento Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um assistente de Seguros?

Para que é indicado a drenagem torácica?

A drenagem torácica é um procedimento comum na prática diária realizada para drenar fluido, sangue ou ar de cavidade pleural. A drenagem efetiva requer um dreno posicionado adequadamente e um sistema de drenagem unidirecional hermético para manter a pressão intrapleural subatmosférica.

Quais as complicações do derrame pleural?

As principais complicações da toracocentese são hematomas no local da punção, contaminação do derrame pleural por bactérias da pele e pneumotórax.

Quais os riscos de uma drenagem pulmonar?

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

Como é realizada a coleta de líquido pleural?

Inserir a agulha ao longo da borda superior do arco costal durante a aspiração e avançá-la até o derrame. Quando líquido ou sangue é aspirado, inserir o cateter sobre a agulha no espaço pleural e retirar a agulha, deixando o cateter no espaço pleural.

LEIA TAMBÉM:   O que e consultoria de atendimento?

Como é feito o procedimento para retirar a água da pleura?

A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.

Quanto tempo demora uma toracocentese?

Geralmente, a toracocentese é feita em 10 a 15 minutos, mas pode demorar mais, se houver muito líquido no espaço pleural.

Quanto tempo dura uma toracocentese?

A realização de uma toracocentese demora, em média, 30 minutos.

Onde é feita a drenagem torácica?

Drenagem torácica é um procedimento cirúrgico que consiste em introduzir um dreno, através da parede torácica, na cavidade pleural, com o objetivo de esvaziamento do conteúdo líquido ou gasoso retido (1).

Quais os cuidados com o sistema de drenagem torácica?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax

  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70\%.
  2. Manter o selo d’água com 300-500 mL de SF 0,9\% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas.
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.