Quais as competencias dos impostos?

Quais as competências dos impostos?

A competência tributária tem como objetivo separar as aptidões de instituição de taxas, impostos e contribuições de cada ente federativo. Dentro dessa aptidão, cada ente pode criar seus respectivos tributos, legislar sobre, fiscalizá-los e arrecadá-los.

São impostos de competência estadual?

Os impostos que ficam sob a competência dos estados são três: ICMS, IPVA e ITCMD.

Quais são os impostos de competência de cada ente da federação?

Conheça os impostos cobrados pelo Governo Federal

  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto de Exportação.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto de Renda Pessoas Física (IRPF)
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)

Quais são os impostos estaduais?

Os impostos estaduais são destinados a manutenção da administração do Governo Estadual, como financiamento de serviços públicos do estado e investimentos em infraestrutura a nível estadual (escolas e faculdades estaduais, rodovias estaduais, etc.) São responsáveis por cerca de 28\% da arrecadação total.

LEIA TAMBÉM:   Como iniciar uma saudacao no E-mail?

Quando deve ser pago o imposto federal?

A declaração deste tipo de imposto federal pode ser tanto trimestral como anual. Quando for trimestral, o tributo federal deve ser pago no último dia dos seguintes meses: março, junho, setembro e dezembro. Este imposto está entre os principais tributos federais que é o IRPF- Imposto de Renda Pessoa Física.

Quais são os impostos federais?

Os impostos federais são responsáveis por cerca de 60\% (sessenta por cento) do total das arrecadações de impostos no país, os impostos federais são os maiores e mais reconhecidos por suas siglas, no geral seu destino é a manutenção do Governo Federal.

Qual a diferença entre impostos federais e municipais?

Qual a diferença entre impostos federais, estaduais e municipais? Impostos Federais – São responsáveis por cerca de 60\% das arrecadações do país, sendo eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS/ Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais – São responsáveis por cerca de 28\% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD.