Quais as causas e as consequencias da Primavera Arabe?

Quais as causas e as consequências da Primavera Árabe?

Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, Mohamed Bouazizi, ateou fogo ao próprio corpo como forma de manifestação contra as condições de vida no país que morava. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que o levaria à própria morte, acabaria culminando no que, mais tarde, viria a ser chamado de Primavera Árabe.

O que foi a expansão do Islã?

O islamismo entrou no continente africano a partir dos países da África do Norte, como Marrocos e Egito, e foi uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).

Como era a vida na Arábia antes do islamismo?

Antes de Maomé Inicialmente, o povo árabe (também conhecido como sarraceno) estava dividido em cerca de 300 tribos rurais e urbanas, chefiadas pelos xeiques. As que habitavam o deserto – denominadas beduínas – eram nômades e se dedicavam sobretudo à criação de camelos e ao cultivo de produtos como tâmara e de trigo.

Quais foram as consequências diante da Primavera Árabe?

A Primavera Árabe também desencadeou guerras civis de grandes proporções em países como a Síria, Líbia e Iêmen, algumas das quais estão ativas até hoje. No Egito, houve uma tentativa frustrada de democracia, além do avanço brutal do Estado Islâmico, atualmente enfraquecido, porém ainda atuante.

LEIA TAMBÉM:   Quanto uma empresa tem que pagar de dividendos?

Como ocorreu a expansão do islamismo durante o califado?

As guerras bizantino-árabes foram travadas entre o Império Bizantino, inicialmente contra o Califado Ortodoxo e depois contra os omíadas, pela conquista de Bilad al-Sham (Levante), Misr (Egito), Ifríquia (Norte da África mediterrânica) e Armênia bizantina e Reino da Armênia).

Quais foram as conquistas islâmicas na Península Ibérica?

A conquista da Península Ibérica pelos muçulmanos teve seu momento decisivo na Batalha de Guadalete, em dia 19 de julho de 711, quando as tropas mouras comandadas por Tariq ibne Ziade, general do exército omíada, venceram os visigodos que até então ocupavam a região.

O que o islamismo permitiu a Arábia?

4- (FGV-SP) O surgimento do islamismo permitiu à Arábia: a) consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de seu Império.

Como era a Península Arábica?

A Arábia ou Península Arábica é uma região desértica do Oriente Médio banhada pelo mar Vermelho e pelas águas do oceano Índico. Os beduínos não apresentavam unidade política, eram politeístas e sobreviviam das atividades de pastoreio organizadas nos oásis que encontravam no interior da Arábia.