Quais as areas que a chuva acida afeta?

Quais as áreas que a chuva ácida afeta?

Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.

Como ocorre a chuva ácida no Brasil?

A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica. Já os principais contribuintes antrópicos à chuva ácida estão relacionados aos ambientes com grande concentração de indústrias e veículos. A queima de combustíveis fósseis para geração de energia e os gases lançados pelos veículos favorecem a formação de chuva ácida.

O que é e o que causa chuva ácida?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

LEIA TAMBÉM:   Qual a relacao entre desenvolvimento e crescimento econômico na teoria de Furtado?

Onde ocorre mais chuvas ácidas?

As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.

O que é chuva ácida porque ela acontece?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Como se forma a chuva ácida?

1) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.