Quais as 5 grandes ameacas a biodiversidade?

Quais as 5 grandes ameaças à biodiversidade?

As principais ameaças à biodiversidade global são a destruição de habitats, a introdução de espécies exóticas e espécies invasoras, a poluição genética (técnicas de hibridização para aumentar o rendimento da agricultura e da pecuária; cultivos transgênicos), a exploração insustentável de recursos naturais (caça …

O que é biodiversidade de exemplos?

A biodiversidade é o conjunto de espécies animais e vegetais que existem na biosfera. Existe uma grande variedade de espécies dentro de cada comunidade, habitat e ecossistema. Entre as árvores, por exemplo, existe uma grande diversidade de espécies. O mesmo acontece entre os vírus, fungos, as bactérias, as aves etc.

Quais são as ameaças à biodiversidade?

Leia sobre Animais do Cerrado. Existem várias ameaças à conservação da biodiversidade, muitas delas resultam de atividades humanas. O uso crescente de recursos naturais pelo homem coloca em risco a biodiversidade. A consequência mais grave é a extinção de espécies, que resulta na perda de biodiversidade.

LEIA TAMBÉM:   O que e fundamentos da gestao financeira?

Por que a biodiversidade é importante para o homem?

A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos.

Qual é a biodiversidade?

O termo biodiversidade refere-se à diversidade biológica existente num determinado local, podendo ser compreendida em diferentes níveis que vão desde a diversidade de genes presentes num indivíduo, passando pela diversidade de espécies, até a diversidade de ecossistemas.

Por que a poluição é outra grave ameaça à biodiversidade?

A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção. A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta.