Quais acões de politica monetaria e fiscal o governo pode utilizar em uma politica econômica contracionista?

Quais ações de política monetária e fiscal o governo pode utilizar em uma política econômica contracionista?

Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política contracionista:

  • Política monetária contracionista: elevação da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto;
  • Política cambial contracionista: compra de moeda estrangeira pelo Banco Central;

O que é política econômica expansionista?

Política Expansionista é um conjunto de medidas tomadas pelo Governo, que visam acelerar o crescimento da economia, em períodos de baixo desempenho, como em recessões. Política Expansionista são estratégias planejadas para diversos subgrupos da Política Econômica, como as Políticas Fiscal, Monetária e Cambial.

Quais são efeitos da política monetária contracionista?

Política Monetária Contracionista O Banco Central aumenta a taxa de juros para diminuir a demanda por crédito junto aos bancos, reduzindo a circulação de moeda da economia e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o comprovante de pagamento?

Como funciona a política fiscal?

A política fiscal, também conhecida como política orçamental, acontece quando o governo tenta obter uma estabilidade econômica manipulando suas receitas e despesas. Para tal, o governo utiliza as arrecadações e os gastos que possui como ferramentas de controle.

Quais são os objetivos da política fiscal?

Assim como nos casos ligados à política monetária, a política fiscal também apresenta dois tipos diferentes de objetivos. O primeiro deles, a política fiscal expansionista, entende que o ideal para o país, naquele momento, é estimular a economia (e por conseguinte, o crescimento do PIB).

Por que a política fiscal pode gerar empregos?

O objetivo é que economia que esteja prestes a gerar empregos, tenha inflação e distribuição de renda. Além a política fiscal, uma outra política econômica que pode atuar em conjunto é a política monetária. Quando a economia está produzindo a exata quantidade que é necessária, o governo pega este valor como uma meta para o PIB do país.

Por que a política expansionista faz isso?

A intenção é que ela tenha uma vontade maior de comer, de fato o faça e, assim, cresça mais rápido que se fosse deixada livre à própria sorte. No caso da política expansionista isso é feito não com um xarope, mas através de medidas que facilitam o acesso ao crédito, a circulação da moeda e os investimentos.