Posso pagar dividas de IRS?

Posso pagar dívidas de IRS?

As dívidas de IRS de valor igual ou inferior a € 5.000 podem ser pagas em prestações, sem a prestação de garantia, desde que não seja devedor de outros impostos da Autoridade Tributária. Não pode ter dívidas de IVA ou outras.

Como é que podemos receber mais dinheiro no IRS?

Afinal, como é que podemos receber mais dinheiro no IRS? Antes de mais, é importante perceber que ninguém recebe dinheiro extra por causa da declaração de IRS – quem recebe reembolsos de IRS está a receber dinheiro que pagou em excesso ao Estado através das retenções na fonte ao longo do ano .

Como Pagar o IRS?

Há várias formas de pagar o IRS: por multibanco, online, por cheque e até em prestações. Veja como fazê-lo e evite penalizações. Não só há contribuintes que não têm direito ao tão esperado reembolso, como ainda têm de pagar IRS — o que normalmente deve acontecer até 31 de agosto do ano seguinte àquele a que o imposto diz respeito.

LEIA TAMBÉM:   Onde reclamar de casa com mau cheiro de animal?

Como pedir para pagar o imposto de uma só vez?

Quando não tem condições económicas para liquidar o imposto de uma só vez e dentro do prazo legal, pode pedir ao Estado para pagar o IRS em prestações. Este pedido tem de ser apresentado à Autoridade Tributária através do Portal das Finanças até 15 dias depois de terminar a data limite para pagamento do imposto.

Será que o trabalhador independente tem de pagar o IRS?

E se o resultado que as Finanças apurarem der um valor negativo superior ao das deduções, tem de pagar IRS em vez de receber um reembolso. Diz a lei que, enquanto não exceder os dez mil euros de faturação anual, um trabalhador independente beneficia de retenção na fonte opcional, ou seja, só desconta o valor do IRS nos recibos se quiser.

Por que o imposto é dividido?

O total do imposto é dividido pelo número de prestações mensais e iguais previsto para o valor em causa. À primeira prestação acrescem as frações resultantes do arredondamento de todas elas, pelo que é ligeiramente mais elevada do que as seguintes. Como referido na pergunta anterior, ao valor de cada prestação acrescem os respetivos juros de mora.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para melhorar a frequencia dos alunos?

Como o IRS incide sobre os rendimentos recebidos?

O IRS não incide sobre a totalidade dos rendimentos recebidos. O Código do IRS prevê, basicamente, dois tipos de descontos: deduções ao rendimento e deduções à coleta (imposto a pagar).