Posso deduzir dos alugueis recebidos pela locacao de imovel sublocado?

Posso deduzir dos aluguéis recebidos pela locação de imóvel sublocado?

O proprietário que aluga seu imóvel e por sua vez paga aluguéis como locatário não pode deduzir dos aluguéis recebidos o valor do aluguel pago. Pode ser excluído apenas o aluguel pago pela locação de imóvel sublocado.

Como o valor do aluguel é declarado?

Há ainda a possibilidade de o valor do aluguel ser declarado separadamente, conforme o que foi recebido por cada um. Quando um imóvel está alugado e pertence a duas ou mais pessoas não casadas, o rateamento do imposto costuma ser feito conforme o percentual de participação de cada um na escritura.

Como são dedutíveis os rendimentos de aluguel?

Não são dedutíveis dos rendimentos de aluguel as despesas com advogado para retirar inquilino e a realização de reformas no imóvel para futura locação. O proprietário que aluga seu imóvel e por sua vez paga aluguéis como locatário não pode deduzir dos aluguéis recebidos o valor do aluguel pago.

LEIA TAMBÉM:   Como se estabelece a ordem de pagamento dos precatorios?

Como fazer a declaração do aluguel?

Casais proprietários de um imóvel podem fazer a declaração na ficha somente de um dos cônjuges, preferencialmente daquele que tenha menor renda para que a tributação seja menor. Há ainda a possibilidade de o valor do aluguel ser declarado separadamente, conforme o que foi recebido por cada um.

Como o locador deduza os valores sobre o aluguel recebido?

A Receita Federal admite que o locador deduza alguns valores sobre os aluguéis recebidos para encontrar a base de cálculo do Imposto de Renda. As taxas são passíveis de redução quando o encargo tiver sido suportado pelo locador. Podem ser excluídos do valor do aluguel recebido:

Quem recebe aluguel de imóvel locado?

Quem recebe aluguel de imóvel locado para uma empresa tem o IR retido pela fonte pagadora. “Ou seja, a empresa paga pelo valor do aluguel, mas já desconta a parcela do IR, e é ela a responsável pelo recolhimento do tributo retido à Receita Federal”, explica Souza Junior.

Qual a dedução de despesas com imóveis no IRS?

A dedução de despesas com imóveis no IRS pode suscitar algumas dúvidas, desde logo no que é que a Autoridade Tributária entende por despesas com imóveis. Esta é uma categoria de despesas algo complexa, uma vez que abrange diferentes tipos de encargos, cada um deles com benefícios e condições de exceção, o que obriga a algum estudo.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o dono da rede de academia Smart Fit?

Como é deduzido o arrendamento?

Nos termos do disposto no n.º 7 do artigo 41.º do Código do IRS, “podem ainda ser deduzidos gastos suportados e pagos nos 24 meses anteriores ao início do arrendamento relativos a obras de conservação e manutenção do prédio, desde que entretanto o imóvel não tenha sido utilizado para outro fim que não o arrendamento”.

Como é deduzida a comissão paga para o condomínio?

Do valor do recebido, pode ser deduzida a comissão paga para a imobiliária para cobrança ou recebimento do rendimento e as despesas de condomínio ordinárias, quando o encargo tenha sido exclusivamente do locador.

Quais são os aluguéis recebidos de pessoas físicas?

Os aluguéis recebidos de pessoas físicas abaixo de R$ 1.903,98 por mês são isentos de imposto. Se esse for o seu caso, informe esses aluguéis diretamente na declaração, mês a mês, na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”.

Como os aluguéis são dedutíveis do imposto?

Os aluguéis pagos não são dedutíveis do imposto a pagar, mas precisam ser declarados para que a Receita cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis. A falta de informações pode fazer com que a declaração caia na malha fina.

O que pode ser deduzido no recebimento de aluguel?

O que realmente pode ser deduzido no recebimento de aluguel para fins de recolhimento de imposto de renda? Impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento; Aluguel pago pela locação de imóvel sublocado; Despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento; e. Despesas de condomínio.

Como pode ser excluído o aluguel de imóvel sublocado?

Pode ser excluído apenas o aluguel pago pela locação de imóvel sublocado. A única exceção é se o inquilino for um profissional autônomo, que paga aluguel para exercer sua atividade profissional. Nesse caso, o profissional pode preencher o livro-caixa e deduzir integralmente essa despesa.

Quais são as despesas de propriedade do contribuinte?

Tais despesas compreendem, inclusive: aluguel, energia, água, gás, taxas, impostos, comunicações, condomínio, de imóvel utilizado para a atividade profissional. Quando o imóvel for de propriedade do contribuinte admitir-se-á, também, a dedução da quinta parte (1/5 ou 20\%) das despesas decorrentes da propriedade e utilização do bem, por exemplo:

Será que o contribuinte poderá deduzir as despesas registradas no Livro Caixa?

Nesse sentido, lembramos que o contribuinte que auferir rendimentos do trabalho não-assalariado, inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, a que se refere o art. 236 da Constituição, e os leiloeiros, poderão deduzir, da receita decorrente do exercício da respectiva atividade, as despesas registradas no Livro Caixa.