Posso comprar um imovel sozinho?

Posso comprar um imóvel sozinho?

Sou casado, posso comprar um imóvel sozinho? A resposta é simples, mas as consequências não: sim, você pode comprar um imóvel sozinho sendo casado. Contudo, a depender do regime de comunhão de bens no qual você se casou, seu cônjuge pode ou não ter direito ao imóvel. Confira: Separação de bens: nesse regime, os bens dos cônjuges não se comunicam.

Qual a obrigatoriedade de indenizar o uso do imóvel do casal?

Perante a situação posta, onde uma das partes está residindo gratuitamente em imóvel do casal enquanto outra vive muitas vezes de aluguel ou de favor, não há como não se concluir pela obrigatoriedade da primeira em indenizar o uso da parte do imóvel do qual não é proprietária.

Será que a pessoa começou a financiar um imóvel quando era solteira?

LEIA TAMBÉM:   O que sao reles digitais?

Nesse caso, o que ocorre é o seguinte: a pessoa começou a financiar um imóvel quando ainda era solteira e se casou durante o curso do financiamento. Quanto a isso, se a comunhão de bens for total ou parcial não tem discussão – o cônjuge terá direitos e obrigações quanto ao imóvel financiado.

O que acontece com o imóvel em caso de divórcio?

Cada regime dita o que acontece com o imóvel em caso de divórcio. A comunhão parcial de bens dita que a propriedade deve ser dividida igualmente entre os ex-cônjuges. Para tanto, é comum a realização da venda do bem e a divisão do valor.

Posso financiar um imóvel sozinho?

Sou casado, posso financiar um imóvel sozinho? Novamente, a resposta para essa pergunta irá depender do regime de comunhão de bens em que você se casou. Separação total de bens: aqui o cônjuge não participa do financiamento. Se esse é o regime do seu casamento, você pode financiar um imóvel sozinho sem problemas.

Por que você continua sendo uma pessoa casada?

A questão aqui é que mesmo estando em processo de divórcio, aos olhos da lei você continua sendo uma pessoa casada. Desse modo, dependendo do regime jurídico de separação de bens em que você se casou, seu futuro ex-cônjuge poderá ter sim direito ao seu imóvel.