Porque valorizar a educacao do campo?

Porque valorizar a educação do campo?

O trabalho defende que a Educação no Campo é muito importante, pois o campo é um território educativo, de produção, de solidariedade e de identidade cultural; é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvolvimento da sociedade e que necessita de estudos constantes.

O que caracteriza a educação rural?

Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.

Qual a proposta da Educação do Campo?

Já a educação do campo expressa a ideologia e força dos movimentos sociais do campo, na busca por uma educação pública que valorize a identidade e a cultura dos povos do campo, numa perspectiva de formação humana e de desenvolvimento local sustentável.

LEIA TAMBÉM:   O que e a progressao vertical na carreira?

Como podemos pensar a Educação do Campo?

A Educação do Campo desse modo é compreendida como um direito social, aos camponeses pobres, tendo seu fundamento jurídico nas garantias e direitos individuais e sociais, assegurados na Constituição Brasileira e previsto na Lei 9394/96.

Quais são os princípios da educação do campo?

O princípio da educação do campo é a inclusão e o reconhecimento dos sujeitos do campo como cidadãos do processo educacional e de sua própria identidade. A educação do campo é destinada às pessoas que vivem e trabalham no campo. Assim, os aspectos pedagógicos e metodológicos devem considerar o perfil destas pessoas.

Qual a principal diferença entre a Educação do Campo e Educação Rural?

Como era a educação no campo?

Durante séculos a formação destinada às classes populares do campo, vinculou-se a um modelo “importado” de educação urbana. Os valores presentes no meio rural, quando comparados ao espaço urbano, eram tratados com descaso, subordinação e inferioridade.