Porque valorizar a Educacao do Campo?

Porque valorizar a Educação do Campo?

O trabalho defende que a Educação no Campo é muito importante, pois o campo é um território educativo, de produção, de solidariedade e de identidade cultural; é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvolvimento da sociedade e que necessita de estudos constantes.

Como podemos fomentar uma Educação do Campo?

É através de políticas públicas, pesquisas, redes de ensino, dentre outros fatores, que se estabelece um vínculo maior entre os produtores rurais e as escolas, buscando uma forma de ensino-aprendizagem condizente com os valores e práticas tradicionais do campo.

Como podemos pensar a Educação do Campo?

A Educação do Campo desse modo é compreendida como um direito social, aos camponeses pobres, tendo seu fundamento jurídico nas garantias e direitos individuais e sociais, assegurados na Constituição Brasileira e previsto na Lei 9394/96.

Qual a modalidade de Educação do campo?

A Educação do campo é uma modalidade de ensino que tem como objetivo a educação de crianças, jovens e adultos que vivem no campo.

Será que o objetivo da escola rural era valorizar o homem do campo?

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Se o objetivo da escola rural era valorizar, fixar o homem do campo ao seu meio cabia ao professor primário rural divulgar a ideologia oficial: “ser um agente construtor e difusor da nova ‘cultura política” (PRADO, 2000, p. 53).

Por que a educação no campo sempre foi desvalorizada?

A Educação no Campo sempre foi desvalorizada como afirma Jesus “A desvalorização da Educação no Campo, sempre reforçada por uma ideologia de que a população rural não precisaria de estudos” “pois quem trabalha na roça não precisa estudar”. A Educação no Campo refere-se ao local onde moram, mas precisam vir para as cidades estudar.

Por que a população camponesa passou a ser alvo de campanhas educativas dispersas?

A partir daquele momento, a população camponesa passou a ser alvo de campanhas educativas dispersas que tinham como objetivo fi xar homens e mulheres no campo, sendo o ensino primário e o aprendizado agrícola de nível elementar incluídos nas estratégias dos projetos de colonização agrária.

Como melhorar a Educação do Campo?

“Uma das principais estratégias para fortalecer a educação no campo é a formação de professores”, destaca Rita Gomes, do MEC. Segundo ela, um educador que atua no campo deve compreender que a sua atuação docente ocorre em um contexto não homogêneo, em escolas pequenas e com turmas multisseriadas.

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Como são as escolas da zona rural?

“Na zona rural, os estudantes têm menos acompanhamento da família e menos oportunidades de acesso à cultura e à leitura, tanto na sala de aula, com o professor que tem formação precária, quanto em casa”, avalia o diretor do MEC. Quando se analisa a infra-estrutura, as escolas rurais também ficam para trás.

O que falta na educação do campo?

O baixo número de estudantes na zona rural é resultado da falta de políticas públicas voltadas para a permanência daqueles que vivem no campo. Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.

O que mudou na educação no campo?

O Decreto destaca os princípios da educação do campo, tais como o respeito à diversidade, a formulação de projetos políticospedagógicos específicos, o desenvolvimento de políticas de formação de profissionais da educação e a efetiva participação da comunidade e dos movimentos sociais do campo.

Como funciona uma escola do campo?

Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. Diz respeito a todo espaço educativo que se dá em espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura e ultrapassa, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas.

Qual a diferença da escola urbana para escola rural?

Como não contam com rede de esgoto, 80\% das escolas rurais dependem de fossas. Mas o que chama a atenção é que 15\% não têm nenhum tipo de estrutura para lidar com os resíduos. Além disso, enquanto 94\% das escolas urbanas possuem conexão com uma rede de água, só 27\% das rurais contam com a ligação.

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Qual a finalidade da Educação Rural?

Nos âmbitos técnicos e pedagógicos, a educação rural tinha como objetivo reduzir faltas e desistência de alunos, aderindo modelos pedagógicos que se adequassem a realidade rural, o calendário escolar baseado nas épocas de plantio e de colheita, com o intuito de respeitar as necessidades das famílias.

Quais são os usuários de internet nas áreas rurais?

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 44\% dos moradores de áreas rurais fazem uso de internet. Nas áreas urbanas, o índice é de 70\%. O clima é de incerteza nas regiões rurais. “É uma situação complicada. No início, pensávamos que a paralisação seria somente por 15 dias.

Qual a quantidade de livros enviados para as escolas rurais?

A quantidade de livros a serem enviados para as escolas rurais depende do número de matrículas registradas no censo escolar, que é realizado a cada ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Qual a carga horária das escolas rurais na Bahia?

Estudantes de escolas rurais na Bahia. Crédito: Fotos públicas. Outro assunto que preocupa os docentes é a substituição das aulas. O MEC publicou uma medida provisória que dispensa as instituições de ensino de cumprirem 200 dias letivos obrigatórios, mas mantém a carga horária de 800 horas aula/ano.