Porque sinto sonolencia durante o dia?

Porque sinto sonolência durante o dia?

Sentir cansaço durante o dia após uma noite mal dormida ou uma semana estressante é comum. No entanto, de forma excessiva, o sono pode ser sintoma de distúrbios como narcolepsia, depressão e doenças clínicas.

Que sente narcolepsia?

A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.

O que pode ser excesso de sono?

O sono excessivo é um cansaço que tira a energia, fazendo com que a pessoa sinta a necessidade de dormir quase o dia todo. Além disso, com a sonolência e sem a oportunidade de dormir, pode ser que surjam sintomas de cansaço, estresse e irritabilidade.

Qual a diferença entre sonolência excessiva e insônia?

A insônia consiste na dificuldade em adormecer ou em continuar a dormir, desperta-se cedo, ou uma perturbação na qualidade do sono fazendo com que o sono pareça insuficiente ou desajustado. A sonolência excessiva durante o dia se refere às pessoas ficarem anormalmente sonolentas ou adormecerem durante o dia.

LEIA TAMBÉM:   Qual a principal vantagem de se trabalhar ergonomicamente correto?

O que é bom para curar narcolepsia?

O tratamento da narcolepsia deve ser indicado pelo neurologista e pode ser feito com remédios, como o Provigil, Metilfenidato (Ritalina) ou Dexedrine, que têm função de estimular o cérebro dos pacientes para continuarem acordados.

Qual a diferença de fadiga e sono?

Já a fadiga é a sensação de estar cansado o tempo todo. É diferente da sensação de sonolência que você sente na hora de dormir ou do cansaço após o exercício ou de uma madrugada trabalhando ou em uma festa mais agitada. A fadiga pode ser física (no seu corpo) ou psicológica (na sua mente).

Como viver com narcolepsia?

Actualmente ainda não existe tratamento da causa mas apenas dos sintomas. O tratamento implica medidas comportamentais que poderão ajudar a controlar parte dos seus sintomas de sonolência. Algumas destas medidas podem passar por sestas de 15 a 20 minutos durante o dia, evitar refeições pesadas e bebidas alcoólicas.

Como se diagnosticar narcolepsia?

A narcolepsia caracteriza-se por sonolência diurna excessiva, geralmente com perda súbita de tônus muscular (cataplexia). Outros sintomas incluem paralisia do sono e alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas. O diagnóstico se estabelece por polissonografia e teste de latência múltipla do sono.