Porque que o IVA e um imposto indireto?

Porque que o IVA é um imposto indireto?

No sentido de financiarem as despesas em que têm necessidade de incorrer, os estados utilizam, entre outras fontes de obtenção de fundos, os impostos. O principal imposto indireto em Portugal é o IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado, que tributa a grande maioria das despesas de consumo. …

Qual é a finalidade do IVA?

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) é um imposto que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o “valor acrescentado” das transações efetuadas pelo contribuinte. Trata-se de um imposto plurifásico, porque é liquidado em todas as fases do circuito econômico, desde o produtor ao retalhista.

Qual é o imposto de selo?

Já o IUC – Imposto Único de Circulação, que veio substituir o “selo automóvel”, é pago anualmente. O Imposto de Selo é um imposto indireto que está representado em diversas operações bancárias.

LEIA TAMBÉM:   Quais os maiores riscos que o mal de Parkinson pode trazer para o idoso?

Por que o imposto do selo é agravado?

O Imposto do Selo no crédito ao consumo tem vindo a ser agravado nos últimos anos. A medida tem como objetivo desincentivar o recurso a este tipo de empréstimos, tornando-os mais “caros” para o consumidor. O Orçamento do Estado para 2021 trouxe, mais uma vez, um agravamento em 50\% do valor que consta da tabela.

Qual é a função do imposto indireto?

Qual é a função do imposto indireto? Como em todo tipo de imposto aplicado no Brasil, a função original desses tributos é para arrecadação de capital para o governo, dinheiro esse que deveria sem empregado em melhorias sociais. Na prática, contudo, não é sempre o que acontece no país.

Qual é o valor do imposto?

Qual é o valor? Não existe um valor fixo deste imposto, já que ele varia consoante o tipo de situação. Surge, no entanto, em forma de taxa, ou seja, consoante o tipo de ato é aplicado uma percentagem e o valor correspondente será aquele que terá de pagar.