Porque o Brasil importa oleo diesel?

Porque o Brasil importa óleo diesel?

Para virar gasolina, diesel ou seja lá o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. E a capacidade de refino do Brasil é menor do que a demanda por derivados do líquido pastoso – principalmente diesel e gasolina. Aí o jeito é importar o que falta.

De quem o Brasil importa combustível?

Os Estados Unidos é quem mais exporta a sua gasolina para o Brasil com a marca de 1,4 Bilhão, quase 70\% da gasolina que importamos tem vindo então dos EUA. O aumento da participação americana na importação de gasolina tem sido impressionante e diz respeito ao então vasto crescimento na produção do derivado de petróleo.

Por que importamos o petróleo no Brasil?

Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo. Por que ainda importamos? A resposta está relacionada às características do produto extraído no Brasil, à estrutura de refinarias no país e outros aspectos técnicos, segundo especialistas ouvidos por UOL.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a importancia do esporte escolar?

Por que a importação de petróleo estrangeiro é vantajosa?

Em cidades muito distantes da região Sudeste, onde está concentrada a maior parte das refinarias brasileiras, a importação de petróleo estrangeiro é mais vantajosa para as distribuidoras.

Qual a importância de importação e exportação de petróleo?

Porém, o ponto mais importante e pouco abordada na discussão de importação e exportação de petróleo no Brasil é a importância vital que óleos leves importados têm para as refinarias brasileiras. Todo tipo de petróleo, bom ou ruim, deve passar por um processo de refino para virar combustível.

Quais são os volumes de petróleo produzidos no Brasil?

Acredite ou não, o volume de petróleo extraído no Brasil, por dia, gira em torno de 2,6 milhões de barris (UOL Economia). Esse número é expressivo em razão da descoberta do pré-sal brasileiro em 2006 pela Petrobras e sua exploração iniciada em 2010.