Porque nao tomar estatinas?

Porque não tomar estatinas?

As estatinas, uma classe de medicamentos utilizada para controle do colesterol, o que pode reduzir as chances de um ataque cardíaco ou de um derrame, têm sido alvo de alguns estudos que demonstram que seu uso pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.

O que pode substituir a estatina?

O evolocumabe aparece como alternativa para quem não podem se medicar com estatina, por conta de efeitos colaterais ou de respostas não satisfatórias no tratamento da doença –tanto a FDA quanto a Anvisa recomendam o remédio a portadores de hipercolesterolemia familiar homozigótica, hipercolesterolemia e dislipidemia …

Quando parar de tomar estatinas?

Não ! Não deve suspender medicamento sem avaliação médica . Um medicamento importante e que pode causar problemas sem o seu uso regular.

Quem não pode tomar estatinas?

LEIA TAMBÉM:   Quais acões sao realizadas pela empresa para o sucesso no lancamento de um novo produto?

São eles: idade avançada (> 80 anos); hipertensão arterial; diabetes melito; síndrome de fragilidade; baixo IMC; disfunção renal; disfunção hepática; etilismo; exercício físico extenuante; cirurgias de grande porte; associação com medicações que podem aumentar o efeito ou níveis séricos das estatinas (ex.: macrolídeos.

Porque não tomar rosuvastatina?

Contra indicações da Rosuvastatina cálcica Pacientes com alergia à rosuvastatina, a outros medicamentos da mesma classe ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência grave (mau funcionamento grave) no fígado ou rins.

Quais os riscos da rosuvastatina?

Podem ocorrer as seguintes reações adversas: Reação comum (ocorre entre 1\% e 10\% dos pacientes que utilizaram este medicamento): dor de cabeça, mialgia (dores musculares), astenia (sensação geral de fraqueza), prisão de ventre, vertigem, náusea (enjôo) e dor abdominal.

O que pode substituir a sinvastatina?

A Rosuvastatina é bem mais potente que a Sinvastatina. Estudos mostram que é preciso 80mg de Sinvastatina para se equiparar à Rosuvastatina de 10mg. Importante lembrar que ao aumentar a dosagem pode implicar em aumento dos efeitos colaterais onde pode ser difícil suportar o tratamento em dose plena com a Sinvastatina.

LEIA TAMBÉM:   Quantas marchas tem uma XRE 300?

O que substitui a atorvastatina?

Lípitor 10mg, caixa com 90 comprimidos revestidos.

O que acontece se eu parar de tomar sinvastatina?

Se você parar de tomar sinvastatina, seus níveis de colesterol podem aumentar novamente. Se você não conseguir atingir a sua meta de colesterol LDL utilizando sinvastatina 40 mg, seu médico deve mudar para outro medicamento para reduzir o colesterol.

O que acontece se parar de tomar sinvastatina?

A sinvastatina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham doença no fígado ou alergia à sinvastatina ou qualquer outra substância que tenha no comprimido.

Qual a estatina mais segura?

Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as estatinas mais eficazes, mas também as mais caras. Nem todo paciente precisa da droga mais potente para controlar seu colesterol.

Quem não pode tomar Rosuvastatina?

Você não deve utilizar este medicamento se tiver alergia à rosuvastatina, a outros medicamentos da mesma classe ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência grave (mau funcionamento grave) no fígado ou rins.