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Porque não se investe em ferrovias no Brasil?
Dependência do modal rodoviário As rodovias brasileiras são responsáveis por 60\% do que é transportado no país e por escoarem 75\% da produção nacional. Houve uma priorização governamental do modal rodoviário no país, em especial a partir do governo de Juscelino Kubitschek em meados da década de 1950.
Porque a Fepasa faliu?
Com o fim do transporte de passageiros por trens de longo percurso, durante a década de 1980 e início dos anos 1990, parte desse patrimônio ficou abandonada e, quando não sofreu saques e depredações, acabou ruindo por falta de conservação.
Quais os principais motivos na história de São Paulo da qual se abandona o meio de transporte ferroviário e porquê?
Na década de 1980 não se conseguia pagar as dívidas contraídas nem investir na manutenção do sistema já existente e não se investia na expansão do sistema. A partir da década de 1950 a solução foi fechar os ramais pouco lucrativos e desestruturar a malha.
Porque a partir da década de 1950 as ferrovias deixaram de receber investimentos no Brasil?
O País se afastou dos trilhos nos anos 1950, com o plano de crescimento rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que priorizou rodovias. A construção de ferrovias era lenta para fazer o Brasil crescer “50 anos em cinco”, como ele queria. Em 1957, o governo estatizou as companhias ferroviárias.
Qual o sentido da ferrovia Sorocabana?
Em 1921 a Sorocabana incorporou a ferrovia da Companhia Agrícola Funilense. Ainda sob a administração de Francisco de Paula Mayrink, convencido que o sucesso da ferrovia estava condicionado ao transporte do café, a expansão da linha tronco foi projetada na direção do Oeste Paulista para atingir regiões cafeeiras.
Quem é dono da Fepasa?
A Ferroban (Ferrovias Bandeirantes S.A.), empresa que comprou a Fepasa -privatizada em novembro- vai “enxugar” o quadro de funcionários da antiga estatal na região.
Quem é o dono da ALL?
Jorge Paulo Lemann
A ALL foi criada em 1997, quando os empresários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles arremataram concessões ferroviárias em leilões de privatização.
Quais foram os principais fatores que contribuíram para que o transporte ferroviário deixasse de predominar no Brasil?
O País se afastou dos trilhos nos anos 1950, com o plano de crescimento rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que priorizou rodovias. Desde a era JK, os investimentos e subsídios no setor são grandes, não só para abrir estradas como para atrair montadoras. Outro responsável foi o café, em baixa desde os anos 1930.
Quais motivos levam a crer que o transporte rodoviário se tornou um problema no Brasil?
A primeira causa raiz evidente é a dependência história que se criou no Brasil do transporte rodoviário. Isso foi fruto de decisões de gestões governamentais e empresariais, que em mais de 50 anos priorizaram os investimentos em rodovias e em veículos automotivos.