Porque Hong Kong foi devolvido a China pelos britanicos?

Porque Hong Kong foi devolvido a China pelos britânicos?

O contacto com o Reino Unido foi estabelecido após a Companhia Britânica das Índias Orientais ter estabelecido uma feitoria na cidade vizinha de Cantão. Durante a Guerra do Ópio (1839–1842), Hong Kong foi ocupado pelo Reino Unido e em 1898 a China entregou o território por um prazo de 99 anos.

Em que ano a Inglaterra devolveu Hong Kong?

de 1997
A transferência da soberania de Hong Kong, também conhecida como “o retorno” na China continental, foi a transferência de Hong Kong do Reino Unido para a China em uma cerimônia em 30 de junho de 1997.

Quando e como o arquipélago de Hong Kong voltou para o domínio inglês?

O atual território de Hong Kong ficou assim em um outro acordo assinado em 1898, quando a China cedeu os chamados “Novos Territórios” (incluindo 235 ilhas vizinhas) para uso britânico por 99 anos. Esse “contrato” venceu em 1997, quando, então, o Reino Unido devolveu a região para o governo chinês.

LEIA TAMBÉM:   Pode empurrar a moto na calcada?

Em que se transformou Hong Kong em 1997 quando foi devolvida para a China?

1º de julho de 1997
A 1º de julho de 1997, Hong Kong deixou de estar sob a jurisdição britânica e passou para a jurisdição chinesa, tornando-se numa Região Administrativa Especial (RAEHK) da República Popular da China (RPC).

Porque Inglaterra entrega Hong Kong?

Como forma de demarcar o fim da Guerra do Ópio, o país chinês precisou assinar em 1842 o Tratado de Nanquim. Neste acordo constava que os britânicos ficariam com a ilha de Hong Kong, além receberem o pagamento de mais de 20 milhões de dólares referente ao danos causados pela guerra.

Qual a relação de Hong Kong com à China?

A relação instável entre China e Hong Kong já perdura décadas. Sob o lema “um país, dois sistemas”, a província de Hong Kong anexou-se ao território chinês como região administrativa especial sob a condição de manter seu alto grau de autonomia em uma economia capitalista, enquanto a China segue como comunista.