Porque decolonial e nao Descolonial?

Porque decolonial e não Descolonial?

O decolonial seria a contraposição à “colonialidade”, enquanto o descolonial seria uma contraposição ao “colonialismo”, já que o termo descolonización é utilizado para se referir ao processo histórico de ascensão dos Estados-nação após terem fim as administrações coloniais, como o fazem Castro Gómez e Grosfoguel (2007.

O que é pensamento Descolonial?

O pensamento descolonial tem como essência a crítica e a desconstrução da lógica da colonialidade, que provém das relações de poder e de dominação colonial, mas vai além, na medida em que se expressa nas relações intersubjetivas.

O que é crítica decolonial?

A crítica à modernidade da perspectiva decolonial concebe que a emancipação – a libertação – só será possível uma vez que a subalternização de experiências e de epistemologias instituídas pela modernidade seja suplantada.

Qual a diferença entre decolonial e anticolonial?

Decolonial é a inflexão de um grupo latino-americano de estudiosos(as) que pensa o pós-colonial a partir da América Latina e da ideia de colonialidade. Contracolonial é um termo mais recente que tem sido usado por parte de movimentos e teóricos(as) para fazer um contraponto radical ao decolonial.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e o salario de um nadador?

Por que Decolonizar?

A decolonização do pensamento logra produzir considerável aporte de reflexões teóricas por meio da construção de retóricas político-epistêmicas que asseguram pensar uma compreensão da modernidade diferentemente dos constructos operacionalizados pela historiografia ocidental.

O que é decolonialidade na educação?

A ideia de uma pedagogia decolonial também é apresentada, cujo principal objetivo é promover a interrelação entre os diferentes tipos de conhecimento de forma igualitária, a fim de auxiliar na construção de uma sociedade outra, além da colonialidade do saber, do poder e do ser.

O que é ensino decolonial?

É um conceito carregado de sentido pelos movimentos sociais indígenas latino-americanos e que questiona a colonialidade do poder, do saber e do ser. Enfim, ele também denota outras formas de pensar e se posicionar a partir da diferença colonial, na perspectiva de um mundo mais justo.

O que é a decolonialidade e qual a sua importância para os estudos jurídicos?

A partir da década de 1990, uma corrente de pensamento vem se destacando na América Latina. Tratam-se dos estudos “decoloniais”, também denominados “descoloniais”, que assumem uma perspectiva de crítica ao colonialismo tendo como ponto de referência a própria América Latina (COLAÇO; DAMÁZIO, 2012).

LEIA TAMBÉM:   Qual o efeito das enzimas sobre a velocidade de uma reacao?

O que é arte decolonial?

Sendo assim, a arte decolonial instaura no desejo artístico uma vontade de destruição da política sociocultural do genocídio que afeta mulheres, africanos e afrodescendentes, população LGBTQI+, povos do Leste Europeu, Oriente Médio etc.

Quais as críticas feitas a Declaração Universal de Direitos Humanos?

A sua principal objeção é de que o discurso dos direitos humanos segue uma orientação metafísica, de modo que de nada adianta discuti- los. Ao entrarem na vida prática, esses direitos, compreendidos de forma abstrata, não se adequam às complexidades das experiências humanas.

Qual a diferença entre decolonial e Pós-colonial?

Como aponta Grosfoguel, é preciso decolonizar não apenas os estudos subalternos como também os pós-coloniais. Enquanto os pós-coloniais se aproximavam das correntes pós-modernas e pós-estruturalistas, os decoloniais voltaram-se para um projeto semelhante aos dos teóricos críticos de esquerda.