Porque Atenas e Esparta foram as maiores polis gregas?

Porque Atenas e Esparta foram as maiores pólis gregas?

Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega. Depois, os genos passaram a se desenvolver e tornaram-se unidades políticas maiores até tornarem-se cidades-estado ou poleis (plural de polis).

Quais as principais semelhanças e diferenças entre as pólis Atenas e Esparta?

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas Os atenienses priorizavam o equilíbrio entre a mente e o corpo (praticavam esportes, mas o debate filosófico também era importante), enquanto os espartanos, nos seus colégios militares, priorizavam o corpo. Em Esparta, o domínio da Aristocracia total prevalecia.

Como era chamado a forma de governo em Atenas?

Porém, vale ressaltar que a democracia ateniense foi exclusivista. Somente podiam participar, desse sistema político, os que eram considerados cidadãos de Atenas. Mulheres, escravos e estrangeiros ficavam de fora.

Qual a diferença entre espartanos e Atenas?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

LEIA TAMBÉM:   O que e Sindrome de Adie?

Qual é a semelhança entre Atenas e Esparta?

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas – Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.

Como estava dividida a sociedade espartana apontar funções?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no …