Porque a despesa e devedora?

Porque a despesa é devedora?

As despesas são redutoras do Patrimônio Líquido, que por ser do Passivo, terá saldo CREDOR. Salienta-se que toda DESPESA é Débito, pois diminui um saldo CREDOR, as RECEITAS são aumentativas do Patrimônio Líquido, neste caso, toda Receita é CRÉDITO, porque aumenta o saldo CREDOR.

Quais são as contas de receita e despesa?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Será que esses são os únicos meios de registrar receitas?

Sua resposta não está errada, mas será que esses são os únicos meios de uma empresa registrar receitas? Isso mesmo, quando uma empresa ganha dinheiro ela registra em sua DRE uma receita, a qual é a base para saber se a empresa está auferindo lucro ou prejuízo ao final do período contábil.

LEIA TAMBÉM:   Como solicitar reembolso da taxa de licenciamento?

Qual a natureza do saldo das contas?

A partir da teoria da contabilidade a respeito da natureza do saldo das contas, existem estas possibilidades de contas: 1. Estáveis devedoras, que sempre apresentam saldo devedor: 2. Estáveis credoras, que sempre apresentam saldo credor; e. 3. Instáveis, que podem apresentar tanto saldo devedor como credor.

Quais são as contas redutoras?

Existem também as chamadas contas redutoras, como, por exemplo, Provisão para Devedores Duvidosos, que não é uma dívida, mas reduz o direito de contas a receber; e Depreciação Acumulada, que reduz o valor dos bens depreciados. Elas são exceções quanto à natureza das contas do grupo, ou, seja, embora estejam no Ativo, tem a natureza estável credora.

Quais são as receitas de uma empresa?

Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado. Claro que as principais receitas de uma empresa vêm da venda de produtos e serviços, mas há outras formas de fazer o dinheiro entrar no caixa.