Por que somente para as testemunhas e imputada a obrigacao de efetuar o compromisso de dizer a verdade sobre os fatos?

Por que somente para as testemunhas é imputada a obrigação de efetuar o compromisso de dizer a verdade sobre os fatos?

A Constituição Federal assegura a todos os investigados o direito ao silêncio e a não autoincriminação, motivo pelo qual, ainda que compromissada em juízo, a testemunha não é obrigada a dizer a verdade sobre fato que possa ensejar a sua acusação pela prática de crime.

Qual o prazo que o Ministério Público tem para oferecer denúncia?

5 dias
Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Quando a vítima mente em juízo?

Art. 342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

LEIA TAMBÉM:   Qual a correlacao entre a governanca corporativa e a sucessao familiar?

Quem não presta o compromisso de dizer a verdade?

201, § 1º, do CPP). [x] O ofendido, ao contrário da testemunha, em geral, não presta compromisso de dizer a verdade e, portanto, não pode ser alcançado pelo delito de falso testemunho (art. 342 do CP).

Quem não presta compromisso de dizer a verdade?

342 do Código Penal: “Art. 342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”

Qual o prazo para o delegado concluir o inquérito policial?

10 dias
O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.

O que quer dizer vítima a coletividade?

Sem dano, não há que se falar em responsabilidade civil. Assim sendo, pode-se dizer que o dano é um dos pressupostos da responsabilidade civil (ou do direito à reparação, se adotar o ponto de vista do lesado), juntamente com a ação lesiva e o nexo causal (ou vínculo).