Por que revisar o PPP?

Por que revisar o PPP?

A revisão do PPP da escola contribuiu para esclarecer a todos da comunidade escolar, que a Educação Infantil não deve ser vista como um período preparatório para o Ensino Fundamental. O PPP, como foi visto, não é um documento estático e precisa ser dinâmico assim como a sociedade é dinâmica.

Quais ações devem estar inclusas no PPP?

O que deve conter em um Projeto Político Pedagógico? Segundo pesquisadores, a elaboração do PPP deve abarcar: missão, clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.

Porque atualizar o PPP?

Por ser tão importante, o documento precisa ser construído e revisitado sempre coletivamente, para que todos se sintam parte dele, mas nem sempre acontece desta forma. Em alguns lugares, o PPP ainda é um documento meramente burocrático, chegando a ser inacessível à equipe.

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Quando devo atualizar o PPP?

A atualização do Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser feita sempre que houver alteração que implique mudança das informações contidas nas suas seções ou pelo menos uma vez ao ano, quando permanecerem inalteradas suas informações.

O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Qual é o papel do PPP?

O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. Apesar do seu caráter formal, o Projeto Político Pedagógico deve ser acessível para todos os integrantes da comunidade escolar e para isso a construção do PPP deve ser colaborativa.

Quando surgiu a proposta de PPP?

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) determinou que todas as instituições de ensino precisam ter um PPP. Mas em que contexto surgiu essa proposta? A década de 1980 foi marcada por um movimento de democratização no Brasil e no exterior.

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Qual o objetivo do PPP?

Se o objetivo do PPP é estipular quais são os objetivos da instituição e o que a escola fará para alcançá-los, essas dimensões são complementares. O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo.

Porque o PPP deve ser construído coletivamente?

O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento de construção coletiva da identidade da escola pública. Ele exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo para a elaboração de uma visão global da realidade escolar e dos compromissos coletivos.

O PPP descreve aspectos importantes sobre a cultura da instituição, bem como aponta rumos para o planejamento coletivo poder atingir determinados objetivos. Além disso, ele visa melhorar a capacidade pedagógica das escolas e torná-las uma entidade de sociedade democrática e de interação política.

Como deve ser construído o PPP da escola?

– O ideal é que o PPP seja montado em um arquivo eletrônico, no computador, e, depois de impresso, colocado em uma pasta arquivo para facilitar o acesso e as alterações durante o ano. – Professores e funcionários podem receber cópias do documento, quando possível, para que consultem sempre que surgirem dúvidas.

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Como é construído o projeto político pedagógico?

A elaboração do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de diversas formas. Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade. Outras instituições optam pela participação individual ou pela formação de plenárias.

QUEM atualiza o PPP?

O PEEF da escola estadual pondera que também participa do processo de elaboração e atualização do PPP, e justifica que sua participação é mais marcante no que se refere à elaboração de projetos e reivindicação de materiais didático-pedagógicos para a disciplina de Educação Física.