Por que os peixes migram para se reproduzir?

Por que os peixes migram para se reproduzir?

É um fenômeno anual em que peixes migram em direção à cabeceira dos rios à procura de locais propícios para desova e alimentação de suas crias. A importân- cia desse movimento é evidente, pois a reprodução é uma fase importante na vida dos peixes.

Qual tipo de migração que envolve os animais no processo?

Os animais migram por diversas razões. Alguns animais migram para lugares onde possam hibernar, ou repousar durante o inverno. Outros mudam de ambiente devido ao excesso de calor ou de frio, ou por causa da chuva ou da seca em certas épocas do ano. A migração envolve percursos na água, na terra ou no ar.

Porque é que os animais migram?

As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais.

Como ocorre a migração dos peixes?

Em geral, os peixes migram com fins reprodutivos, alimentares ou para escapar de condições ambientais severas e predadores. Em relação aos deslocamentos reprodutivos, pode-se citar a Piracema (em tupi, subida do rio), processo que apresenta grande significado biológico para os peixes.

LEIA TAMBÉM:   Qual o maior produtor de couro do pais?

Por que os peixes sobem o rio na piracema?

Na piracema, os peixes realizam uma exaustiva viagem rio acima para reproduzirem-se. A migração dos peixes é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que ela estimula o desenvolvimento dos ovários e testículos, maturação dos gametas e a desova.

Que fatores ambientais estão relacionados com a migração dos animais?

Padrões de migração de algumas espécies animais estão relacionados com processos meteorológicos: seus movimentos são dependente das chuvas e da disponibilidade de alimentos vegetais que servem. Algumas espécies de animais necessitam de vários anos para completar seu ciclo migratório.

Como é chamado a migração dos peixes para a reprodução?

A piracema é o movimento de migração dos peixes durante o período reprodutivo, no qual eles deslocam-se do sítio de alimentação até onde realizam a desova.