Por que os custos indiretos de fabricacao sao rateados aos produtos?

Por que os custos indiretos de fabricação são rateados aos produtos?

Principalmente porque acrescentar os gastos indiretos no preço nos produtos não é das tarefas mais fáceis, exigindo um cuidado maior. Para ajudar nisso, existem alguns métodos de rateio de custos na indústria, que podem ser utilizados conforme for mais adequado para cada indústria.

Quais são os custos de produção acabada?

Custo de produção acabada: são os custos da produção do período das unidades de produto que foram terminadas. Custos de produtos vendidos: são os custos das unidades que foram produzidas e comercializadas. Na maioria dos casos contém custos de diversos períodos. Não se deixe confundir com conceitos e funções próprias sobre custos.

Qual a classificação básica para a determinação dos custos de produção?

Existem duas classificações básicas para a determinação dos custos de produção, são elas: a priori e a posteriori. Na classificação a priori, o custo é estimado antes que o processo produtivo ocorra. Ele pode ser utilizado muito em projetos ainda pré-operacionais no qual se pretende realizar a previsão dos fluxos de caixa futuros.

LEIA TAMBÉM:   O que deve fazer o motorista defensivo em caso de aquaplanagem?

Como calcular os custos de produção?

Com a soma de todas essas variáveis em mãos, o empreendedor deverá multiplicar as horas diárias de trabalho com os dias úteis do ano. Desse modo, dividindo o total gasto com funcionários pelas horas trabalhadas você chega ao custo da hora de trabalho. Por fim, outros cálculos deverão ser inclusos nessa conta dos custos de produção.

Quais são os custos de produção do período?

Custos de produção do período: é a soma de todos os custos, diretos e indiretos (matérias-primas e mão-de-obra, custos indiretos de fabricação) no processo produtivo num determinado período de tempo. Custo primário: é a soma de todos os custos diretos no processo produtivo (matérias-primas e mão-de-obra).