Por que os bens obtidos atraves do leasing financeiro entram no ativo?

Por que os bens obtidos através do leasing financeiro entram no ativo?

Para o leasing operacional, a empresa arrendadora transfere à arrendatária apenas o direito de uso do bem arrendado, por determinado período de tempo. Sendo assim, o bem é de propriedade da arrendadora, então não pode ser considerado ativo pela arrendatária.

Qual a vantagem do leasing para pessoa jurídica?

O leasing propicia benefício fiscal às empresas tributadas pelo critério de lucro real, pois permite que as contraprestações (valor pago periodicamente à empresa deleasing) sejam contabilizadas como despesas operacionais, o que reduz a base para a tributação do Imposto de Renda (IR).

Qual o princípio contábil que está relacionada com as contas redutora de ativo?

As contas retificadoras foram criadas para atender ao princípio contábil da prudência. Sua premissa é nunca antecipar lucros e sempre prever possíveis prejuízos.

LEIA TAMBÉM:   O que diz Joao 1?

Quais são os modelos reduzidos de demonstrações financeiras?

7Os modelos reduzidos de demonstrações financeiras foram aprovados pela portaria n.º 986/2009, de 7 de Setembro. “A NCRF-PE condensa os principais aspectos de reconhecimento, mensuração, e divulgação extraídos das NCRF, tidos como requisitos mínimos aplicáveis às referidas entidades”.

Quais são os benefícios das demonstrações financeiras?

Outro fator importante é que, através das demonstrações, é possível saber todos os gastos, o retorno sobre investimentos e também o faturamento previsto. Além disso, investidores em potencial podem tomar suas decisões após consultar o demonstrativo financeiro.

Quais são as principais demonstrações financeiras de uma empresa?

No entanto, vale a pena ressaltar que, para o investidor pessoa física, três são as principais demonstrações: a DRE, Balanço Patrimonial, e Fluxo de Caixa. Assim, se o pequeno investidor souber como avaliar cada uma dessas demonstrações, certamente ele irá entender mais profundamente o desempenho e solidez financeira de determinada empresa.

Quais são os critérios de demonstração financeira?

As demonstrações financeiras devem obedecer a uma série de critérios. Os principais são: Pretende-se que a informação seja rápida e facilmente compreensível pelos seus utilizadores. Presume-se que estes possuem um razoável conhecimento contabilístico.