Por que ocorreu a luta armada?

Por que ocorreu a luta armada?

Embora tenha assumido um caráter de resistência contra a ditadura, a luta armada tinha como objetivo não o retorno à ordem anterior ao golpe, mas a realização de uma revolução socialista no Brasil.

Como eram tratadas as pessoas na época da Ditadura Militar?

Repressões, tortura e censura Em mais de 20 anos, o país foi governando por líderes militares que praticaram a perseguição política, a cassação de direito individuais, a falta de democracia, além da repressão vivida por opositores a esse regime.

Quais as principais consequências da ditadura Civil-militar para a população brasileira?

Uma das consequências mais gritantes da ditadura militar foi o aumento da desigualdade social. Para além disso, a falta de acesso da população à dados públicos, aumento da concentração de renda, inflação e aumento do endividamento externo.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo pra fazer xixi depois da Cesaria?

O que foi a resistência armada em que contexto os grupos guerrilheiros começaram a se organizar?

Antes de 1964, Leonel Brizola já defendia a resistência armada contra o golpe que depôs João Goulart. Foi criado o Movimento Nacionalista Revolucionário e iniciaram-se contatos com guerrilheiros cubanos.

O que foi o processo de redemocratização?

O período chamado de “redemocratização” compreendeu os anos de 1975 a 1985, entre os governos dos generais Ernesto Geisel e João Figueiredo e as eleições indiretas que devolveram o poder às mãos de um presidente civil. …

Qual foi a consequência da ampliação da resistência à ditadura?

Imediatamente após o AI-5, houve cassação de direitos e mandatos políticos, opositores do regime foram presos e inúmeros profissionais foram aposentados compulsoriamente de seus cargos, como foi o caso de diversos professores universitários.

Como era a sociedade na época da ditadura militar?

Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser feito para melhorar o transporte publico?

Quais foram as consequências do regime de ditadura implantado no Brasil?

Privatização do ensino, desigualdade social e o abismo entre escolas públicas e particulares foram algumas das consequências dos 21 anos de regime militar no Brasil.