Por que ocorre a intoxicacao de caes por aflatoxina?

Por que ocorre a intoxicação de cães por aflatoxina?

Aflatoxicose é o nome da doença causada pelo consumo de comida contaminada com aflatoxinas. Esta doença propaga-se principalmente em lugares com altos índices de umidade, onde os alimentos, especialmente os cereais, podem se contaminar com fungos.

Como as micotoxinas podem ser geradas nos alimentos?

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio.

Quais as principais micotoxinas de importância na veterinária?

As principais micotoxinas e órgãos alvo na espécie avícola são: aflatoxinas no fígado; ocratoxina ”A” nos rins; fumonisinas no pulmão; e tricotecenos no trato digestivo. O aparecimento de sinais de intoxicação está intimamente relacionado à dose e tempo de consumo de cada toxina.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais programas usados para crackear empresas?

Que tipo de perigo a ingestão desse milho contaminado representa para o animal?

São encontradas geralmente, nos amendoins, espigas de milho, outros cereais e seus derivados. Os animais também podem acumular aflatoxinas no seu organismo através da ingestão de alimentos contaminados e por isso, podem passá-las para a carne e produtos lácteos.

Como cães podem se intoxicar por micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus?

O fungo Aspergillus flavus provoca uma intoxicação que acomete o fígado de cães, sendo encontrado em alguns grãos, como o amendoim e principalmente em rações mal armazenadas, umedecidas e mofadas. Em geral essa intoxicação está relacionada a grandes surtos provocados por contaminação da estocagem de rações.

O que é Micotoxicoses?

Micotoxicose é o nome que se dá à doença causada pela ingestão de alimentos contaminados por micotoxinas. Como mencionamos, tanto animais quanto seres humanos são afetados por elas. Os seus efeitos, porém, são diversos e influenciados pelo tipo e dosagem da micotoxina, espécie, idade, sexo e saúde animal.

Quais os alimentos que podem desenvolver microrganismos que produzem micotoxinas?

Produtos de origem animal, como carne, ovos e leite, podem ser uma fonte indireta de contaminação por micotoxinas. Sendo o leite um dos principais componentes da alimentação infantil, é merecedor de maior atenção no controle de micotoxinas, principalmente, aflatoxinas.

LEIA TAMBÉM:   O que e o CFOP 5917?

Como as micotoxinas produzidas pelos fungos podem gerar problemas nos seres humanos?

Estudos mostram que as micotoxinas, já no passado, vinham levantando questões quanto a seu efeito tóxico em humanos e animais, e nos dias atuais já se sabe que o efeito crônico de algumas delas é carcinogênico, podendo também interferir na replicação do DNA: as aflatoxinas B1, B2, G1, G2, patulina, ocratoxina A.

O que são micotoxinas e quais as principais micotoxinas de importância na veterinária explique porquê?

As micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos e que provocam efeitos tóxicos em animais e seres humanos. Entre as culturas comumente afetadas estão o trigo, o centeio, a aveia, a cevada, o arroz e, principalmente, o milho — que é uma importante fonte energética para os animais.

Quais as principais micotoxinas?

Num trabalho publicado pela International Agency for Research on Cancer (IARC RC), cinco micotoxinas produzidas por fungos foram consideradas de maior risco à saúde humana e animal. Estas toxinas são: aflatoxinas (AFLA), ocratoxina A (OTA), zearalenona (ZON), desoxinivalenol (DON) e fumonisinas (FUMO).

LEIA TAMBÉM:   O que e BNDES e qual sua funcao?

O que as micotoxinas causam nos animais?

Entre os sintomas manifestados nos plantéis contaminados estão: alteração na função hepática, imunossupressão, redução na eficiência alimentar, despigmentação, redução na absorção dos alimentos, hemorragias, anorexia, baixa produção de ovos, redução do ganho de peso e da taxa de sobrevivência e morte.

O que causa aflatoxina no milho?

Provocada pelo fungo Aspergillus flavus, que causa o mofamento dos grãos, a aflatoxina é resistente ao tratamento com fungicidas, que encontram dificuldade de atingir o alvo.