Por que o sigilo profissional e importante para os servicos de saude?

Por que o sigilo profissional é importante para os serviços de saúde?

Protege a intimidade do indivíduo durante o atendimento de saúde e evita que sua privacidade seja violada sem seu consentimento. Profissionais que descumprem a confidencialidade podem até mesmo responder na Justiça, conforme previsto no Código Penal.

Como deve ocorrer o sigilo profissional?

Diz-se que o sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua actividade profissional, mas aquelas que não são criminosas, sob pena de ser enquadrado em algum crime contra a …

Qual a confidencialidade dos profissionais de saúde?

Este deslocamento de ênfase determina que a confidencialidade se estenda: – dos profissionais de saúde (deontológica e juridicamente obrigados ao dever de sigilo) – a todos os que trabalham numa instituição de saúde e que, como tal, podem obter uma informação privilegiada sobre outrem (tornando-se moralmente responsáveis perante o outro)

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor da indenizacao da Braskem?

Qual a confidencialidade dos cuidados de saúde?

No âmbito particular da prestação dos cuidados de saúde, o respeito pela confidencialidade estende-se aos familiares do doente como também a todos os profissionais estranhos à equipa de saúde directamente envolvida num processo terapêutico singular, excepto no caso de consulta profissional.

Qual a confidencialidade em relação à família do doente?

Respeitar a confidencialidade em relação à família do doente exige: • não prestar informações aos familiares da pessoa doente – clínicas ou outras – sem uma expressão do consentimento do próprio. Respeitar a confidencialidade em relação a estranhos à equipa de saúde exige:

Qual a diferença entre sigilo e confidencialidade?

A quebra do Sigilo corresponde ao romper da Confidencialidade. Sigilo e Confidencialidade são conceitos que exprimem realidades muito próximas e indissociáveis. São duas dimensões de uma mesma realidade (duas faces da mesma moeda): – o Sigilo permite a confidencialidade; – a Confidencialidade exige o sigilo.