Por que o nucleo de um atomo e estavel?

Por que o núcleo de um átomo é estável?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

O que é um núcleo estável?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

O que é um elemento instável?

Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os topicos mais importantes em relacao a orientacao dos clientes?

Quando um núcleo é instável?

Um núcleo é instável quando ele possui mais de 84 prótons (todos os elementos com número atômico (Z) igual ou superior a 84, isto é, do polônio em diante).

O que leva a estabilidade de um átomo é?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K. Essas ligações químicas tornam o átomo mais estável do que no seu estado fundamental, pois ele perde energia no momento que realiza a ligação.

O que mantém o núcleo atômico unido então?

A força nuclear atua também entre dois nêutrons, assim como entre um próton e um nêutron. É ela então que garante a estabilidade do núcleo. Esse é o motivo de ser tão difícil arrancar prótons e nêutrons do núcleo de um átomo. É mais fácil arrancar elétrons, que não sofrem a ação da força nuclear.

Qual a diferença entre um núcleo estável é um instável?

Geralmente considera-se que um núcleo atômico é estável quando a relação nêutron / próton é igual ou próxima de 1 (um). Entretanto, quando há mais de 83 prótons num núcleo, nenhuma relação n / p é suficiente para estabilizar o núcleo, pois uma grande quantidade de prótons ou de nêutrons pode tornar um núcleo instável.

LEIA TAMBÉM:   Como organizar um quarto pequeno com muita coisa?

O que é um núcleo radioativo?

A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.

Que são elementos Transurânicos?

Os elementos transurânicos apresentam número atômico superior ao número atômico do Urânio. Todavia, desses elementos, apenas alguns podem ser classificados como transurânicos, isto é, elementos artificiais que apresentam número atômico (Z) maior do que 92. O urânio é o elemento químico natural de maior número atômico.

Quais são os elemento radioativo?

urânio
Dá-se essa definição no estudo da radioatividade. Dentre os elementos químicos radioativos, destacam-se o urânio (U), o polônio (Po), o rádio (Ra) e o césio (Cs), os quais servirão como objetos de investigação do presente texto. O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07.

O que é estabelecido na regra do octeto?

LEIA TAMBÉM:   Onde a encontramos FAQ?

A regra do octeto, diz, como o próprio nome indica, que cada átomo de um elemento químico, na molécula em que participa, encontra-se rodeado de um octeto de eletrões de valência, isto é, quatro pares eletrónicos de valência, sejam eles efetivamente ligantes ou não.