Por que o desemprego e a pobreza se sobreponham?

Por que o desemprego e a pobreza se sobreponham?

Embora estas duas realidades – desemprego e pobreza – não se sobreponham necessariamente, a verdade é que, com frequência, se encontram. Foi nesta ideia que se fundou a hipótese de partida – a de que o desemprego é gerador de situações de risco de pobreza. Eis as duas questões, inicialmente formuladas, que serviram de fio condutor à pesquisa.

Qual a causa mais importante da pobreza no país?

O desemprego é a causa mais importante da pobreza no país. Mesmo antes da pandemia, 47,5\% dos desempregados estavam no limiar da pobreza. A maioria dos desempregados não recebe o subsídio de desemprego porque a lei os exclui.

Como não ter um emprego para ser considerado um desempregado?

Contudo, não basta não ter um emprego para ser considerado um desempregado. Há os casos de universitários que dedicam seu tempo somente aos estudos, donas de casa que não possuem emprego fora de seus domicílios, empreendedores informais etc.

LEIA TAMBÉM:   Como se inscrever na isencao?

Quais são as consequências do desemprego?

Os resultados obtidos apontam no sentido de considerar que, embora de forma diferenciada, as consequências geradas pelo desemprego, tanto no plano objectivo quanto no subjectivo, estão na origem de múltiplas manifestações de pobreza, que, na sua maioria, podem designar-se de “suaves” e “integradas”.

Quais as causas da pobreza?

A pobreza envolve mais do que a falta de recursos e de rendimento que garantam meios de subsistência sustentáveis. A pobreza manifesta-se através da fome e da malnutrição, do acesso limitado à educação e a outros serviços básicos, à discriminação e à exclusão social, bem como à falta de participação na tomada de decisões.

Como acabar com a pobreza em todas as suas formas?

Acabar com a pobreza em todas as suas formas é o primeiro dos 17 Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Qual a meta para acabar com a pobreza?

Acabar com a pobreza está ao nosso alcance. Em abril de 2013, o Banco Mundial estabeleceu uma nova meta para acabar com a pobreza: que não haja mais de 3\% da população mundial a viver com apenas 1,90 dólares por dia até 2030.